Plano Setorial de Museus de Santa Catarina: participe dos fóruns regionais

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), divulga as datas de realização dos encontros regionais que comporão o 4º Fórum de Museus de Santa Catarina.

A formação do 4º Fórum de Museus compreende:

a) 7 (sete) fóruns regionais, de modo a atingir todas as regiões museológicas do estado, para consulta pública do texto base do Plano Setorial de Museus de Santa Catarina.

b) 1 (um) fórum estadual, a ser promovido no município de Florianópolis, de modo a validar as proposições encaminhadas pelas etapas regionais, e realizado no período compreendido entre os dias 23 e 25 de outubro de 2013. Na oportunidade também ocorrerão conferências, painéis e relatos de experiências com o objetivo de integrar os participantes.

O Plano Setorial de Museus de Santa Catarina está sendo construindo a partir das proposições aprovadas no 3º Fórum de Museus (Chapecó, 2011). Durante 1 (um) ano, a equipe do SEM/SC e seu Comitê Gestor sistematizaram essas propostas e incluíram outras ações para atender as atuais necessidades de qualificação do campo museal catarinense. Essa estruturação agora será disponibilizada para consulta pública e discussão nos 7 (sete) Fóruns Regionais, conforme calendário abaixo*.

20 de agosto: Joinville (Região Norte)
21 de agosto: Blumenau (Região do Vale do Itajaí)
22 de agosto: Florianópolis (Região da Grande Florianópolis)
23 de agosto: Criciúma (Região Sul)
17 de setembro: Chapecó (Região Oeste)
18 de setembro: Videira (Região Meio-Oeste)
19 de setembro: Lages (Região da Serra)


* Os locais de realização dos Fóruns Regionais serão divulgados em breve. Os encontros ocorrerão das 9h às 17h.

Sobre o Plano de Museus

O Plano de Museus terá vigência pelos próximos 10 anos e fará parte do Plano Estadual de Cultura, como setorial. Será uma importante ferramenta de gestão e planejamento de políticas públicas para a área. As propostas de ações estão divididas em seis eixos:

1. Capacitação e formação;
2. Gestão;
3. Financiamento e fomento;
4. Democratização do acesso aos bens culturais;
5. Acervos, e
6. Pesquisa.

Esta é a oportunidade para profissionais atuantes em museus e demais interessados avaliarem o documento e indicar inclusões, supressões e outras alterações no texto-base. Participe, sua opinião é muito importante!

Fonte: Sistema Estadual de Museus (SEM/SC)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC