Parabéns a todos os profissionais envolvidos nessa atividade...Parabéns aos viajantes...


Minha amiga e colega jornalista, Regina Lemos, me pediu que escrevesse algo sobre o turismo... Pelo o dia de hoje, onde se comemora o Dia Mundial do Turismo, me sinto pouco inspirada, por motivos de uma gripe... Ainda assim quero felicitá-los... A todos estas pessoas e colegas, que de uma forma ou outra, nos encontramos conectados no turismo. Seja pelas redes sociais, seja pelas viagens, sejam elas, pelas feiras de turismo. Lá andamos, buscando novidades, buscando compreender e seguir novas tendências do turismo.

Para algumas pessoas o turismo está relacionado, somente com viagens, com deslocamentos... Porém há aqueles que fazem da atividade, algo mais do simplesmente viajar. Usam das boas ações. Utilizam-se das possibilidades, adentram e promovem integração... Integração que ultrapassam fronteiras.

Hoje nas organizações como ONU e OMT diferentes discussões são abordadas, temas focados na importância produtiva do turismo, hoje se discute sustentabilidade, responsabilidade com o meio onde se vive. O turismo tem esse papel, o papel de informar e de preservar.

Existe infinidade e diferentes formas de turismo no planeta, a grande maioria está para o bem! Será?  São tantos os motivos, que fazem as pessoas deslocarem-se de suas casas. O que eles querem ver e como querem ver?  Precisamos ir a frente com o papel fundamental, com a missão de informar e educar!  Desempenhar esse papel social é altamente gratificante, as pessoas gostam e valorizam.

Porque é preciso mais que viajar... É preciso conhecer a identidade de um povo e de um lugar, é preciso preservar. Gerar recursos para que a miséria humanas não sejam motivo de olhos curiosos, e sim motivo de transformação.  O prazer que devemos sentir, deveria estar associado ao bem querer da humanidade.

“Faltam recursos básicos de sobrevivência para alguns povos... deslocar-se para ver como sofrem, não é nada saudável... porém deslocar-se para criar e levar meios para sua sobrevivência e transformação, é altamente engrandecedor” Então..é isso... este é o meu recado, para a semana que se comemora o dia mundial do turismo.

Jorn. Mariza O. Carvalho

Para finalizar, escolhi estas linhas do mestre José Saramago para todos vocês:

A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse:

“Não há mais o que ver”, saiba que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava.

É preciso voltar ao passo que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.
José Saramago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC