Mais competitivos: hotéis e pousadas da Costa Esmeralda se unem para melhorias

Empreendimentos de Itapema, Porto Belo e Bombinhas lançam rede de cooperação entre empresários da área. Entre os benefícios, está a compra conjunta e a capacitação de funcionários
Para empresários da rede hoteleira, mais competitividade no mercado. Para os visitantes, a certeza de uma hospedagem de qualidade. Estes são, de uma forma geral, os benefícios da implantação da Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas. O grupo, formado por 18 hotéis e pousadas de pequeno porte de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, fará o lançamento oficial de suas atividades no dia 19 de setembro.

Um dos destaques da cooperação é a possibilidade de realização de compras conjuntas, o que permite a busca de produtos de qualidade com um preço diferenciado. Isso porque a Rede Costa Esmeralda é desenvolvida dentro do modelo de Central de Negócios do Sebrae. As iniciativas das centrais de negócios em todo o Brasil mostram que, após um ano de negócios conjuntos, as empresas costumam aumentar em 40% o faturamento e reduzir os custos de aquisição de mercadorias em 14%. É o que explica Sérgio Augusto Monteiro, consultor do Sebrae: “Trabalhando em conjunto, estas empresas conseguem diminuir os custos. Isso já foi possível identificar nas compras realizadas em 2012 para a alta temporada”.

Diego de Souza Pinheiro, proprietário Pousada Cabanas Porto Belo, relata que  nas compras de amenities (cosméticos disponibilizados aos hóspedes) o grupo conseguiu uma economia de 15%. Na compra de televisores, a redução foi ainda maior: de 30%. Kele Silva Pinheiro completa: “Essas compras conjuntas permitiram ainda que todos pudessem disponibilizar para os hóspedes produtos de qualidade”.

Além de algumas compras, este período entre 2012 e 2013 foi de adaptação, de planejamento e de intensa troca de informações entre os empresários. Outras ações foram realizadas, como a participação na BNT Mercosul, uma vez que um dos objetivos do projeto é a divulgação do destino. “Temos uma estrutura hoteleira de qualidade, com capacidade para atender diversos públicos, além de uma região com muitas belezas naturais. Isso que buscamos mostrar na BNT e vamos apresentar em outros eventos”, comenta Diego.

A participação em eventos é uma das estratégias de marketing traçadas pela equipe da Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas. Mas outras devem ser desenvolvidas nos próximos meses, como as destinadas a comercializar os serviços dos hotéis e pousadas de forma coletiva. O site da Rede (www.redecostaesmeralda.com.br) está sendo desenvolvido e também será lançado no dia 19. Por enquanto, ele terá as informações dos hotéis e pousadas participantes. O objetivo do grupo a médio prazo é que os interessados possam fazer suas reservas pelo site.

A troca de informações também é muito importante para melhorar a gestão destes negócios. “Uma das participantes já relatou que teve uma temporada mais tranquila na gestão de seu empreendimento por causa das dicas e orientações de outros integrantes da Rede”, aponta o consultor Sérgio.

O aperfeiçoamento da mão de obra também está sendo planejado. “Temos enfrentado dificuldades na busca por mão de obra qualificada. Por isso, uma das ações da Rede é a capacitação dos funcionários”, completa Milena Dias Lino Bembo, proprietária da Pousada Canário Azul.

As vantagens para os empresários acabam se tornando benefícios para os hóspedes. “Com a negociação em compras, temos a possibilidade de apresentar ao hóspede produtos de maior qualidade. Com mão de obra capacitada, ele terá um atendimento melhor. Todas estas vantagens são transferidas para o cliente”, finaliza Milena.

Os empreendimentos participantes
Albergue Toca da Moréia
Bombinhas Praia Apart Hotel
Bora Bora Pousada Ltda.
Estalagem Don Pablo
Motel Éden
Pousada Bella Bombinhas
Pousada Cabanas Porto Belo
Pousada Canário Azul
Pousada Cantinho Sonhado
Pousada Caracol
Pousada do Francês
Pousada Dom Arthur
Pousada dos Ingleses
Pousada Jardim Porto Belo
Pousada Morada do Guaruçá
Pousada São Francisco
Pousada Terra do Sol
Pousada Vila do Bosque

Sobre o lançamento:
O lançamento para convidados será realizado no dia 19 de setembro, às 19h30min, no Restaurante Indaiá, em Itapema. Estarão presentes fornecedores, pessoas que contribuíram para a construção da Rede, formadores de opinião da região, autoridades dos três municípios e do Estado, e representantes do Sebrae Santa Catarina e Nacional.

Contatos para entrevistas
Sérgio Augusto Monteiro, consultor do Sebrae – (47) 8838 1692
Diego de Souza Pinheiro, proprietário da Pousada Cabanas Porto Belo – (47) 9918-6888
Milena Dias Lino Bembo, proprietária da Pousada Canário Azul – (47) 3369 1406 ou (47) 9697 2357


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC