Mais competitivos: hotéis e pousadas da Costa Esmeralda se unem para melhorias
Empreendimentos de Itapema, Porto Belo e Bombinhas lançam rede de
cooperação entre empresários da área. Entre os benefícios, está a compra
conjunta e a capacitação de funcionários
Para empresários da rede
hoteleira, mais competitividade no mercado. Para os visitantes, a certeza de
uma hospedagem de qualidade. Estes são, de uma forma geral, os benefícios da
implantação da Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas. O grupo, formado por 18
hotéis e pousadas de pequeno porte de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, fará o
lançamento oficial de suas atividades no dia 19 de setembro.
Um dos destaques da cooperação é
a possibilidade de realização de compras conjuntas, o que permite a busca de
produtos de qualidade com um preço diferenciado. Isso porque a Rede Costa
Esmeralda é desenvolvida dentro do modelo de Central de Negócios do Sebrae. As
iniciativas das centrais de negócios em todo o Brasil mostram que, após um ano
de negócios conjuntos, as empresas costumam aumentar em 40% o faturamento e
reduzir os custos de aquisição de mercadorias em 14%. É o que explica Sérgio
Augusto Monteiro, consultor do Sebrae: “Trabalhando em conjunto, estas empresas
conseguem diminuir os custos. Isso já foi possível identificar nas compras
realizadas em 2012 para a alta temporada”.
Diego de Souza Pinheiro,
proprietário Pousada Cabanas Porto Belo, relata que nas compras de amenities (cosméticos
disponibilizados aos hóspedes) o grupo conseguiu uma economia de 15%. Na compra
de televisores, a redução foi ainda maior: de 30%. Kele Silva Pinheiro
completa: “Essas compras conjuntas permitiram ainda que todos pudessem
disponibilizar para os hóspedes produtos de qualidade”.
Além de algumas compras, este
período entre 2012 e 2013 foi de adaptação, de planejamento e de intensa troca
de informações entre os empresários. Outras ações foram realizadas, como a
participação na BNT Mercosul, uma vez que um dos objetivos do projeto é a
divulgação do destino. “Temos uma estrutura hoteleira de qualidade, com
capacidade para atender diversos públicos, além de uma região com muitas
belezas naturais. Isso que buscamos mostrar na BNT e vamos apresentar em outros
eventos”, comenta Diego.
A participação em eventos é uma
das estratégias de marketing traçadas pela equipe da Rede Costa Esmeralda de
Hotéis e Pousadas. Mas outras devem ser desenvolvidas nos próximos meses, como
as destinadas a comercializar os serviços dos hotéis e pousadas de forma
coletiva. O site da Rede (www.redecostaesmeralda.com.br) está sendo
desenvolvido e também será lançado no dia 19. Por enquanto, ele terá as
informações dos hotéis e pousadas participantes. O objetivo do grupo a médio
prazo é que os interessados possam fazer suas reservas pelo site.
A troca de informações também é
muito importante para melhorar a gestão destes negócios. “Uma das participantes
já relatou que teve uma temporada mais tranquila na gestão de seu
empreendimento por causa das dicas e orientações de outros integrantes da
Rede”, aponta o consultor Sérgio.
O aperfeiçoamento da mão de obra
também está sendo planejado. “Temos enfrentado dificuldades na busca por mão de
obra qualificada. Por isso, uma das ações da Rede é a capacitação dos
funcionários”, completa Milena Dias Lino Bembo, proprietária da Pousada Canário
Azul.
As vantagens para os empresários
acabam se tornando benefícios para os hóspedes. “Com a negociação em compras,
temos a possibilidade de apresentar ao hóspede produtos de maior qualidade. Com
mão de obra capacitada, ele terá um atendimento melhor. Todas estas vantagens
são transferidas para o cliente”, finaliza Milena.
Os empreendimentos participantes
Albergue Toca da Moréia
Bombinhas Praia Apart Hotel
Bora Bora Pousada Ltda.
Estalagem Don Pablo
Motel Éden
Pousada Bella Bombinhas
Pousada Cabanas Porto Belo
Pousada Canário Azul
Pousada Cantinho Sonhado
Pousada Caracol
Pousada do Francês
Pousada Dom Arthur
Pousada dos Ingleses
Pousada Jardim Porto Belo
Pousada Morada do Guaruçá
Pousada São Francisco
Pousada Terra do Sol
Pousada Vila do Bosque
Sobre o lançamento:
O lançamento para convidados será
realizado no dia 19 de setembro, às 19h30min, no Restaurante Indaiá, em
Itapema. Estarão presentes fornecedores, pessoas que contribuíram para a
construção da Rede, formadores de opinião da região, autoridades dos três
municípios e do Estado, e representantes do Sebrae Santa Catarina e Nacional.
Contatos para entrevistas
Sérgio Augusto Monteiro,
consultor do Sebrae – (47) 8838 1692
Diego de Souza Pinheiro,
proprietário da Pousada Cabanas Porto Belo – (47) 9918-6888
Milena Dias Lino Bembo, proprietária
da Pousada Canário Azul – (47) 3369 1406 ou (47) 9697 2357
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Deixe seu comentário: