Outubro é só festa na Santa e Bela Catarina

foto/divulgação
No mês de outubro, Santa Catarina transforma-se no melhor e mais animado destino turístico do País. Em diferentes cidades do Estado acontecem dezenas de festas típicas, de grande e médio porte, que chegam a reunir mais de dois milhões de pessoas. São as chamadas “Oktoberfestas”, onde a dança, a música, o chope e a comida típica, resgatam as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos, entre outras etnias, que formaram a base do povo catarinense.

Tudo começou com a Oktoberfest de Blumenau, cidade fundada em 1850 no Vale do Rio Itajaí-Açu, com o propósito de levantar o ânimo de seus moradores abalados por duas grandes enchentes em 1983 e 1984. Depois de três edições, a festa estava consolidada e a partir de 1987 ganhou a simpatia nacional, passando a receber, em média, 750 mil visitantes a cada edição. Seu sucesso foi o ponto de partida para a criação de outros eventos do gênero em cidades próximas, que pela sua organização e interesse despertado na população local e nos turistas, permitiram consolidar um verdadeiro “Circuito de Festas” na Santa e Bela Catarina.

Não é difícil fazer todo o circuito. Em uma semana é possível visitar boa parte das festas, principalmente porque as distâncias entre as cidades sedes são pequenas, oscilando entre no máximo 170km e no mínimo 35km de via rodoviária, entre as que se situam próximas do litoral. É o caso de Blumenau, sede da Oktoberfest; Brusque, com a Fenarreco; Em Rio do Sul, com a Kegelfest; Porto Belo, com Festival do Camarão; Jaraguá do Sul, com a Schützenfest; e a Festa do Imigrante de Timbó. Mais para o interior acontece a Tirolerfest, em Treze Tílias, no meio Oeste do Estado e a Oberlandfest em Rio Negrinho, na região norte catarinense. A Oktoberfest, em Itapiranga, se realiza próximo da divisa com a Argentina e bem próximo, em Chapecó acontece a Efapi. Em Florianópolis, ocorre a Fenaostra e ao sul do Estado, em Forquilhinha temos a Heimatfest e a Festa do Produto Colonial em São Martinho.

Santur – Santa Catarina Turismo


Marilene Machado Carvalho
José Castilho
ASCOM – Assessoria de Comunicação Fone: (48) 3212-6346/ 6337/ 6319/6338
Rua Felipe Schmidt 249 – 9º andar, ARS – Centro – Florianópolis/ SC CEP: 88.010-902
Site:
 http://www.santur.sc.gov.br
E-mail:
 ascom@santur.sc.gov.br marilene@santur.sc.gov.br 
castilho@santur.sc.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC