O maior complexo de eventos de São Paulo, o Anhembi fez ontem 43 anos

O maior complexo de eventos da cidade, o Anhembi, comemorou ontem seu 43º aniversário, data marcada pela inauguração do Pavilhão de Exposições, em 1970.

Ao longo dessas mais de quatro décadas, o complexo de eventos passou por muitas transformações e tem se mostrado cada vez mais forte no mercado de eventos.
Pesquisa lançada em outubro pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostrou que São Paulo tem, em média, 803 feiras que envolvem exposição de bens e serviços e mais de oito milhões de visitantes por ano. Além disso, esse setor relacionado ao mercado de feiras e eventos movimenta, anualmente, R$ 16,3 bilhões na cidade. Organizadores de feiras e salões realizados no Pavilhão de Exposições fazem reserva antecipada, a exemplo dos eventos que já estão confirmados até 2020.

"São Paulo tem mais de 700 mil m² de grandes espaços para eventos e cerca de 20 centros de feiras e convenções. Só o Anhembi recebe cerca de 50 feiras de negócios ou eventos com feiras por ano, sem considerar shows musicais, congressos e outras atividades", afirma o secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos que administra o Anhembi), Marcelo Rehder.

Além das tradicionais feiras, salões e congressos, novos eventos foram captados pela equipe do Anhembi e farão parte da programação no calendário de 2014. "Teremos cinco novas feiras previstas", antecipa Rehder, "assim como diversos shows nacionais e internacionais que costumam movimentar a cidade e atrair turistas e visitantes". Congressos e simpósios locados no Palácio das Convenções são reservados, em média, de dois a três anos antes da realização. Já os eventos musicais, como shows e festivais, normalmente, possuem média de reserva prévia de três meses a um ano para definição do espaço e divulgação ao público.

O maior centro de eventos da América Latina passará por modernização para receber expositores e visitantes com mais conforto e segurança. Em julho deste ano, o Ministério do Turismo (MTur) divulgou investimento da ordem de R$ 60 milhões para o Anhembi, como parte da verba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado ao fortalecimento do turismo em todo o país.

Entre as melhorias previstas nas estruturas estão uma série de obras para atualização da tecnologia do Pavilhão de Exposições, que inclui nova rede elétrica e repavimentação completa do piso. Haverá ainda a reforma de banheiros antigos para garantir a acessibilidade, o que permitirá o uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, será feita a adaptação das entradas ao local, a fim de tornar as calçadas mais acessíveis. 
Mais informações: www.anhembi.com.br.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC