Lages aposta em alta tecnologia para atrair turistas no Natal

Atrações inovadoras, como projeções em 3D, devem alavancar o turismo na cidade durante o mês de dezembro

A maior cidade da Serra Catarinense, Lages, promove um evento natalino inovador - o Natal Felicidade, que aposta na tecnologia para atrair turistas, contando com projeções mapeadas, show pirotécnico, iluminação em LED e Vila do Papai Noel com direito a neve. A cidade ainda conta com uma intensa programação cultural, com flash mobs nas ruas centrais, apresentações de dança, corais, feira de artesanato e comércio de comida e bebida típicos. Com as iniciativas, o município espera um aumento de 30% no fluxo turístico em comparação com 2012.

A grande novidade é a projeção mapeada em 3D, tecnologia amplamente usada na Europa e que chega agora no Brasil. Por computador, são calculadas as saliências da Catedral e Prefeitura, que são usadas como superfície para criar ilusões visuais. Todas as noites, centenas de pessoas lotam a Praça da Catedral para ver de perto as projeções, que se renovam a cada edição.

“Queremos proporcionar um Natal diferente, capaz de encantar todos os públicos. Para isto optamos por atrações que vão desde apresentações culturais a inovações tecnológicas”, detalha Elizeu Mattos, prefeito de Lages. Segundo ele, a expectativa é, além de movimentar o setor turístico do município, alavancar as vendas no comércio da cidade e proporcionar um Natal mais alegre para toda população. Neste mês de dezembro, o município espera que a ocupação hoteleira seja 20% superior ao ano passado, enquanto a renda familiar e o comércio tradicional devem crescer 10%.

Além da projeção, outras atrações da cidade fazem uso de tecnologia, como o trenó elétrico Magia de Natal. Sistema de som para música ao vivo com capacidade de até 500 pax (superior a 2 mil watts de potência), iluminação cênica com refletores de LED e controladora DMX – protocolo digital que maneja as luzes remotamente – são alguns dos recursos usados na picape que faz a vez de trenó para o Papai Noel e sua corte.

Espetáculos mais tradicionais, como apresentações de corais, orquestras, artistas catarinenses, capoeira, espetáculos de dança – inclusive com bailarinos da Escola Bolshoi – integram a programação. O comércio de artesanato e gastronomia típicos tem um espaço próprio na Feira de Artesanato da cidade, e na Vila do Papai Noel máquinas de neve artificial prometem uma atração à parte para as crianças. Ao todo, serão 86 manifestações artísticas. “Hoje, o perfil do turista é muito heterogêneo, o que nos levou a apostar em uma variedade de atrações”, explica o secretário de Turismo de Lages, Flávio Agustini.



Encerrando a programação, no dia 23 um show pirotécnico de aproximadamente 10 minutos marcará a noite do Natal lageano. Para outras informações e para conferir a programação completa, acesse o sitehttp://www.lages.sc.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC