Os mistérios que cercam as belezas do arquipélago de Chiloé


Chiloé esteve unido ao continente a milhões de anos atrás, quando enormes glaciais cobriam o sul do país chileno. Com o passar do tempo o gelo começou a derreter, dando começo a um processo de erosões, nos topos das montanhas. O vento que sopra forte e com constantes chuvas vão emoldurando os cerros e montanhas desenhando novos formatos de colinas na formação do arquipélago. Muito rapidamente as águas dos glaciares começam a encher as partes mais baixas de toda a região, até que finalmente, o mar transforma as colinas em ilhas.

Onde fica Chiloé, o Arquipélago:

Está no sul de Chile, desde o canal de Chacao pelo norte até o golfo de Corcovado, pelo sul. O centro do Arquipélago é Chiloe, que tem aproximadamente 180 km de largura e uma superfície de 8.394 km quadrados. É considerada a segunda maior Ilha Sul-Americana, depois da Terra Del Fuego.

A costa do pacifico é coberta de bosques que cobrem Chiloé dando refugio a diversos grupos étnicos sendo em parte significativos e numerosos grupos de Chonos e Huilliches que apreendem cultivar batatas complementando seus alimentos com a pesca e os mariscos. Tanto na construção como no vestuário, usavam o couro dos lobos marinhos para vestir e para construir casas amparadas por estacas de madeira ou bambuzais. As embarcações todos elas foram construídas com madeira, retiradas dos bosques.

Da historia de Chiloé:

Logo nos primórdios do descobrimento de Chiloé onde moveram varias tentativas na busca para o descobrimento da América que Hernado de Magallanes cruza em 1520 o estreito, que hoje tem seu nome. O navegador chega ao oceano pacifico, mas não fica. Após ele Inúmeras tentativas foram testadas em uma escala grande de navegadores e de suas expedições, porem as razões e as dificuldades climáticas interrompe ao acesso as ilhas, não tiveram êxito, até que, finalmente Chiloé é testada a prova, por Francisco de Villagra que tem problemas com o Mapuches onde obrigam a ele regressar ao mar pelo norte acompanhado por 35 soldados e poucos cavalos e alguns apetrechos que pode reunir. Quando ele navegava de frente a ilha Mocha ao sul de Concepción é pego por uma enorme tempestade de chuva e vento que arrasta a embarcação até Chiloé, aonde chega aos 20 de novembro de 1562. Ele explora a ilha por dez dias e logo regressa ao mar pelo norte. Um novo governador de Chile, Rodrigo de Quiroga e seu genro o General Martín Ruiz de Gamboa com alguns sacerdotes mercedários cruzam os 2.300 metros Del Canal de Chacao em canoa com os cavalos nadando ao lado e ocupam o Arquipélago de Chiloé, em 1567.

Sucessivamente aos 12 de fevereiro do mesmo ano foi fundada a Capital de Chiloé, - “Castro” onde foi construída a primeira Igreja de Chiloé. Castro, atual capital da província de Chiloé.
Para Chegar a Ilha grande de Chiloé é preciso cruzar o canal de Chacao, seu principal meio de transporte, são de balsas aonde cruza de uma ilha a outra.
Com predominância católica, os primeiros mercedários chegam às Ilhas em Castro, havia apenas doze casas de palha, uma igreja paroquial, um convento mercedário e dois sacerdotes, em 1567.

Suas Igrejas, - Riqueza e Patrimônio Cultural.
foto/divulgação
A maioria das igrejas possuem características similares, são 16 igrejas declaradas patrimônio da humanidade, onde tem enfrentado as intempéries por conta dos temporais, incêndios e terremotos. Muitas delas se destroem e voltam a ser construídas novamente e sempre no mesmo lugar. Segundo UNESCO, as Igrejas de Chiloé representam extraordinária forma de arquitetura religiosa em madeira.

Na ilha de Choloé, em Achao, está a Igreja mais antiga do arquipélago, chama-se Santa Maria de Loreto, construída pelos jesuítas nos meados do século XVIII. Conta com lindas pinturas e magnífica decoração, toda ela é construída com madeira onde dizem não haver pregos e sim ensamblem de madeira que sujeitam o interior das estruturas. As paredes, teto e telhados são de Tejuelas de Alerces. As condições climáticas impõem manutenção periódica, que é feita por um comitê dez pessoas.

Festas Religiosas:
Tem data marcada, em todo 8 de dezembro são comemorados com muitas musica e alegria e muita veneração as duas virgens patronas do arquipélago, La Purísima e La Inmaculada  Concepción, Trata-se da mesma virgem, uma espanhola pela influencia europeia e outra pela influencia indígena.
Tradição e Cultura:
Da tradição do povo Chilote uma das expressões mais pitorescas da cultura Chilota está força da comunidade, a famosa “MINGA” trata-se da união de forças do povo no trabalho coletivo e solidário. Os vizinhos se ajudam mutuamente nos trabalhos de campo, semeiam e colhem coletivamente, também em grupo transladam casas de um ponto ao outro, tanto por terra como por mar.
Gastronomia:
Viver Chiloé e sua gastronomia típica ilhéu no lugar de essência é encantador. A Região dos Lagos é sem dúvida, um mundo de sabores exóticos e diferentes, como por exemplo, o “Curanto” viver essa experiência é entrar no universo da cultura ancestral, em toda sua plenitude.  A base da gastronomia Chilota vem do campo e do mar, composta por comidas com Batatas, Mariscos, Pescados e Carnes. Não se imagina um prato Chilote, sem a estrela da mesa ás “PAPAS” as batatas é fonte principal dos alimentos de sua pirâmide.
Um dos pratos típicos-de procedência indígena está o Curanto
Bebidas Típicas:
La Chincha é uma bebida típica chilena que acompanham essas comidas. Têm como base de preparo, as frutas como maças e uvas.

Artesanato:
Pelas vilas se destacam o artesanato que por sua vez trabalhados e talhados em madeira, vende pássaros e peças como as igrejas em miniaturas. Muitas roupas de lã, feitas com fibras naturais de lã de ovelha, de onde a imaginação brinca com as cores, dando graça as tocas para agasalhar do vento frio, sapatos e ponches, entre outros apetrechos de madeira, como instrumentos musicais rústicos, de onde soam os ensaios das musicas regionais e folclóricas.
                            

                           

Folclore
Igual que muitos dos apetrechos culturais de Chilo, o folclore torna-se enriquecido pela mistura que faz da fusão hispanico-indígina aonde se identifica formas de sons, instrumentos e nas danças.

Da economia:
As atividades economia Chilota contam com matérias primas que impulsiona a indústria local rentável que vem da força do campo e da pesca, maricultura, agricultura, madeira, papas, aquicultura, mitilicultura. Uns 20 anos para cá, forte indústria na reprodução de salmão de cativeiro vem mudando e transformando a fonte de renda e aspectos econômicos de Chiloé para os habitantes ribeirinhos e das colinas. A importância que tem a Batata “PAPAS” nas tradições gastronômicas de Chiloé se reflete no desenvolvimento agrícola dessa região úmida.
Da Natureza:




As belezas naturais é seu maior tesouro, se reflete através de seus bosques milenários e mares selvagens. Chiloé está coberta de mistérios, segundo os nativos o Arquipélago remonta histórias com a mesma linguagem dos povos Chonos e Huilliches , a língua das águas, da lua, da chuva e dos ventos. Da Flora de Chiloé considerada pulmão verde está às espécies nativas e as trunda magalhenes. Uma mistura de flores silvestres em lugar de muita umidade. Da Fauna entre muitas espécies observar-se diferentes classes de pássaros, Cisnes do pescoço negro. E desde dentro mar avista-se os pinguins, lontras, lobo marinho, Defines, Toninas, albatrozes e gaivotas.

Mitologia:
Os contos e crendices de Chiloé são muitos, - surpreendem com seus personagens mitológicos chilotes onde os poderes por viver a dimensão física humana e da fauna animal, fazem que habitem todo o território, mas que não estão presos a eles. De Renato Cárdenas

Do Turismo:
O turismo rural é seu grande aliado que fortalece esse encontro, no arquipélago de Chiloé. Permitindo experiências únicas no conviver cotidiano dos nativos, ilhéus. Exuberante natureza e a grandeza do bem receber das pessoas, faz de Chuloé um grande atrativo turístico que estimula o visitante a ficar por mais tempo. Compreender a linguagem em seu entorno cultural e natural, valorizando sua gente e sua terra faz dessa troca de experiência, um momento inesquecível.
“A pérola do turismo está em sua gente, seus hábitos e forma de ser”.

O território de Chiloé está dividido em 10 distritos/regiões chamadas de Comuna. Uma delas é capital de Chiloé, que se chama Castro.
Cito nomes, - para a pesquisa; Comuna de Ancud, Comuna de Quemchi, Comuna de Dalcahue, Comuna de Curaco de Veléz, Comuna de Quinchao, Comuna de Castro, Comuna de Chonchi, Comuna de Puqueldón, Comuna de Queilen, Comuna de Quellón,

 Não dá para ficar sem conhecer os encantos do Arquipélago de Chiloé- Chile.
A riqueza da Região dos Lagos você encontrará aqui mais detalhes, no site oficial de Sernatur com o endereço: www.loslagosestuyo.cl.

Como chegar:
Voos diários a capital de Chile - Santiago- Santiago a Puerto Montt desde este ponto de Puerto Montt saem transportes rodoviários ou fretamentos turísticos para a região dos lagos: Chiloé, Osorno, Puerto Varas, Frutillar, Puella e outros destinos.
Chegando ao destino em direção às ilhas... Haverá travessia de Barcos, Lanchas, Balsas e Catamaranes. Divirta-se e programe suas feriar
Deste ponto... recorrendo Osorno... dai é outro roteiro. Aguarde a próxima edição.

Fui amei e retornarei! Detalhes do roteiro consultem pelo e-mail. Jor.marizacarvalho@gmail.com
Texto e Fotos: Mariza Ortiz Carvalho-Jornalista Mtb 3547-SC




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC