Confira os documentos necessários para cada tipo de viagem

Ao planejar uma viagem, além das passagens, hospedagem e todo o roteiro, é importante checar a necessidade de certos documentos, principalmente no caso de destinos internacionais, a fim de evitar problemas no embarque ou desembarque.

Em voos nacionais, é preciso portar pelo menos um documento de identificação válido. Pode ser o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), um passaporte brasileiro, Carteira Profissional ou, para pessoas com idade entre 0 e 18 anos, a Certidão de Nascimento. Os menores que viajam sem a companhia dos pais ou guardiões legais precisam apresentar uma autorização autenticada.

Para viagens internacionais, as exigências mudam dependendo do destino. Países da América do Sul, como Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru e Bolívia, devido a um acordo do Mercosul, não requerem a apresentação de passaporte. O documento é aceito, mas quem não tem pode apresentar a carteira de identidade ou CNH, desde que estejam em bom estado e tenham no máximo dez anos de emissão. A Certidão de Nascimento nestes destinos não é válida para menores de idade, é preciso o passaporte.

Em viagens para os demais destinos do mundo, é necessário contar com um passaporte válido e verificar a exigência de vistos consulares, que devem ser marcados com bastante antecedência. A procura é grande para países como Estados Unidos, Inglaterra e Espanha, que são rigorosos na concessão. Por isso, é importante confirmar as exigências do país antes de comprar a passagem.

Algumas localidades, como países da África, ainda exigem que o turista tenha se vacinado recentemente contra doenças específicas. As mais comuns são contra a Febre Amarela e a Tríplice Viral.

Lembre-se de levar para a viagem a documentação completa para comprovação de reservas de hospedagem. Com tudo em mãos, fica mais fácil de aproveitar a viagem sem surpresas desagradáveis.

ViajaNet é uma agência de viagens online – www.viajanet.com.br

Fonte NbPress




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC