Turismo consciente e responsável



A sustentabilidade no turismo vai muito além da conservação do ambiente. Inclui também ações que estimulem uma economia mais justa, responsabilidade social e preservação de valores e culturas. Por isso, acreditamos que disseminar boas iniciativas sustentáveis é o maior desafio nesse momento.
O turismo deve reconhecer e respeitar o patrimônio histórico e cultural das regiões e localidades receptoras, assim como contribuir para o fortalecimento das economias locais, geração de trabalho, emprego, renda e qualidade de vida das populações envolvidas. É preciso qualificar funcionários e estimular o empreendedorismo, semeando os valores da sustentabilidade.
Disseminar e compartilhar experiências e cases de sucesso funciona como um estímulo para que novos adeptos entrem para esse time do bem. Apesar de muito recente, o tema sustentabilidade no turismo é mais do que uma tendência, é uma necessidade que precisa ser difundida com prioridade para todos que fazem parte do setor.
Empresários ligados ao turismo, operadoras, agências, órgãos governamentais, destinos, companhias aéreas e todos os fornecedores dessa cadeia possuem papel essencial neste cenário e é a partir deles que será possível chegar com mais força ao consumidor final.
A união de esforços caminha para o dia em que o viajante dará prioridade para os destinos, hotéis e empresas que cuidam do desenvolvimento social, econômico e ambiental. Existirá um momento em que aqueles que se preocupam com as populações locais, adotam práticas de mínimo impacto sobre o meio ambiente e fornecem informações claras sobre suas políticas de sustentabilidade estarão no topo dos mais pedidos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC