FGV atualiza competitividade do turismo de Balneário Camboriú

A Fundação Getúlio Vargas irá passar a semana toda em Balneário Camboriú. Em parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) municipal, a missão é realizar a atualização do Estudo de Competitividade do Turismo Nacional, por solicitação do Ministério do Turismo (MTUR) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde esta segunda-feira (5) até 9 de maio, serão feitas entrevistas e visitas técnicas, que resultarão no novo Índice de Competitividade do Turismo do município. O trabalho iniciou pela própria Sectur e Governança Regional da Costa Verde Mar (Convemar).

Esta será a 6ª edição da pesquisa, que além de apontar o Índice de Competitividade dos Indutores de Turismo, diagnostica o turismo do país, possibilitando o planejamento do setor pelos gestores públicos, através de dados gerados em 13 dimensões. São elas: capacidade empresarial; infraestrutura geral; acesso; atrativos; equipamentos e serviços turísticos; cooperação regional; marketing e promoção do destino (nesse item foi acrescido pela Sectur, como case de sucesso no relatório anterior, o projeto de divulgação turística coletiva regional Workshop Trade SC e também a nova identidade visual do turismo municipal); políticas públicas do turismo; economia local; aspectos ambientais; aspectos sociais; monitoramento e aspectos culturais.

Com base em resultados dos anos anteriores, Balneário Camboriú se mantém entre os 65 municípios indutores de turismo do Brasil. O 5º Índice de Competitividade Turística, divulgado em dezembro do ano passado, apontou a cidade como um dos melhores destinos turísticos, na qualificação de não-capitais, de acordo com a coleta de informações geradas durante os anos de 2008 a 2013. Na pontuação elencada pelos pesquisadores em Balneário Camboriú, a cidade somou índice geral médio de 64,8, enquanto que a média nacional entre cidades não-capitais subiu de 46,9 para 53,1 pontos. A preocupação do trade local é manter e elevar a capacidade turística do município, com base nessas análises que dirão onde a cidade deve melhorar.

Segundo informa o pesquisador da Fundação que está na cidade, Carlyle Tadeu Falcão de Oliveira, a Fundação Getúlio Vargas estará em Balneário Camboriú, São Joaquim e Florianópolis, que são os três municípios indutores de Santa Catarina. Carlyle acredita que a cidade deva se manter com os resultados elevados. “Pelo bom nível dos índices anteriores e pela impressão que a gente teve do profissionalismo da Balneário, isso deverá acontecer”, analisa.

Após esta semana de visitas e entrevistas, que tem na agenda questionamentos ao secretário de Turismo, Ademar Schneider, e ao prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, entre um total de 31 agendamentos, os dados coletados serão analisados e o relatório final apresentado no mês de agosto. Para o secretário Schneider, o município não pode e não deve descansar, procurando sempre pela qualidade de serviços oferecidos aos turistas. “Estamos a frente da Sectur para auxiliar no processo de desenvolvimento do turismo. Todos devem estar engajados nesse objetivo”, enfatizou. Já o presidente da Convemar, Claudio Souza, analisou que se Balneário Camboriú tiver altos índices de competitividade, ganha toda a região. "Indiretamente, vários destinos se beneficiarão com investimentos, fluxo de turistas e visibilidade que o Índice de Competitividade promove", salientou.

O prefeito Piriquito analisa que Balneário Camboriú está procurando fazer a sua parte, com grandes investimentos em infraestrutura e políticas de estímulo ao setor. “Queremos atender sempre melhor nossos turistas, e não menos nossos moradores e trabalhadores, com planejamento e ações como merece nosso povo e a nossa gente. Nossa cidade tem apenas 50 anos, é um dos sete destinos preferidos pelos estrangeiros para turismo de lazer. É preciso considerar nossa importância no cenário internacional”, destacou o prefeito.

Identificação da foto:
Na imagem, o presidente da Instância de Governança Regional - Convemar, Cláudio Souza(à esquerda), e o secretário de Turismo de Balneário, Ademar Schneider (centro), primeiros entrevistados do pesquisador Carlyle Oliveira (à direita).

Prefeitura de Balneário Camboriú
Assessoria de Comunicação

Secretaria de Turismo - Sectur
Texto e fotos: Silvia Bomm
(47) 3367-8122

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC