FLORIANÓPOLIS É O QUARTO DESTINO QUE MAIS RECEBE EVENTOS INTERNACIONAIS NO BRASIL


Empatada com Porto Alegre, a Capital está no ranking da ICCA – International Congress and Convention Association



Florianópolis definitivamente está na rota dos grandes eventos internacionais. Segundo o ranking que acaba de ser divulgado pela International Congress and Convention Association, em português - Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), o Brasil assume a 9ª posição dos países que mais receberam eventos internacionais em 2013. Contabilizam-se 315 eventos realizados em solo brasileiro, em 54 cidades. Dentre as cidades, Florianópolis ocupa a quarta posição empatada com Porto Alegre com 14 eventos realizados, atrás apenas de grandes capitais como Rio de Janeiro – em primeiro lugar com 79 eventos, São Paulo com 70 e Foz do Iguaçu com 15 eventos. E à frente de destinos fortes como Fortaleza, Recife e Salvador, no Nordeste. Os números são altamente positivos para a capital catarinense, colocando-a entre os cinco destinos mais expressivos do País e entre os dois melhores do Sul. Ainda segundo o Ranking, os eventos do ano passado trouxeram ao País 126 mil turistas estrangeiros, que permaneceram em média 3,8 dias no país, gerando um movimento de US$ 137 milhões.

A notícia da conquista da quarta posição no Ranking ICCA foi comemorada pelo presidente do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FC&VB), Marco Aurélio Floriani. Ele argumenta que a divulgação do Ranking é mais uma prova de que a Capital está no caminho certo no fomento e na captação de eventos, pois está em quarto lugar, apenas atrás de cidades de grande porte e com uma tradição enorme na realização de eventos internacionais. “Esse resultado é fruto do belo trabalho realizado pelo Convention, em parceria com a Setur, Santur e SOL”. E resume: “Acredito que possamos buscar a terceira posição já em 2014, consolidando Florianópolis como uma das principais cidades para a realização de eventos no Brasil”.

A capital catarinense sempre se posicionou bem no Ranking. Em 2009, ficou em quarto lugar; avançou para a terceira posição em 2010, alcançou a quarta em 2011, em 2012 ficou na sexta posição e, em 2013, subiu novamente para a quarta colocação, mantendo-se entre as 10 cidades brasileiras que mais realizam eventos internacionais.
Qualificação

O resultado revela que a cidade está mais qualificada e preparada para receber um perfil diferenciado de turista. Para se ter uma ideia do potencial de Florianópolis, em 2013 foram captados com o apoio do Floripa Convention 33 eventos, entre nacionais e internacionais, para serem realizados em 2014, 2015, 2016 e 2017. Destaque para grandes eventos nacionais como o 7º Congresso Brasileiro de Soja, o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – Hemo 2014, 34º Congresso Brasileiro de Psiquiatria e 54° Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica. Tudo isso somado a importantes eventos internacionais como o Team WorkShop FIFA, ocorrido em fevereiro deste ano, e o 4º Congresso Latinoamericano SOLABIAA (Biotecnologia Ambiental e Algal); International Veterinary Behaviour Meeting (IVBM); e COCAL, confirmados para 2015.
A realização de eventos internacionais é positiva para a cidade em vários aspectos. Em primeiro lugar, porque garante uma boa movimentação econômica, já que se trata de um turista de bom poder aquisitivo e com permanência média maior no destino. Este impacto também pode ser identificado na taxa de ocupação registrada pelos hotéis. Segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, a taxa média de ocupação na região Central da cidade nos meses em que mais acontecem eventos, ou seja, de maio a novembro, gira entre 60% e 70%.

Saiba mais:
Sobre a ICCA

A ICCA é a principal entidade mundial de eventos associativos e seu ranking é referência para todo o segmento de turismo de eventos no mundo. A entidade só contabiliza eventos itinerantes (que acontecem em diferentes países), com periodicidade definida e número mínimo de 50 participantes. Com critérios bem definidos, o ranking de realização de eventos internacionais é divulgado anualmente pela ICCA.

Sobre o Floripa Convention
O Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau foi criado há uma década e tem quase 200 associados. Um dos principais objetivos da entidade, que não tem fins lucrativos, é fomentar o turismo de lazer e eventos na Capital catarinense, bem como planejar, promover e apoiar a captação e geração de eventos para incentivar o turismo para fortalecimento da região.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC