Está chegando a temporada das Baleias Francas no litoral de Santa Catarina,- Olhar só de longe


A Vara da Justiça Federal de Laguna determinou a suspensão da atividade turística de avistamento de baleias-francas, em Garopaba, Imbituba e Laguna, no Sul de Santa Catarina. A decisão destacou que o objetivo é preservar a área e evitar impactos ambientais pela prática desregulada da atividade. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) afirmou que irá recorrer da decisão.

A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público Federal a partir de denuncia feita pela Sea Sheperd Brasil - Instituto Guardiões do Mar. O órgão pedia que o ICMBio fosse "condenado a adotar, de forma permanente, as medidas necessárias e eficazes para proteção das baleias-francas, inclusive mediante fiscalização das empresas que praticam a observação com uso das embarcações", destaca a introdução da sentença favorável ao MPF.

De junho a novembro, o litoral catarinense se transforma em um grande berçário de baleias da espécie Franca, a segunda mais ameaçada de extinção do planeta. Nesse período, centenas de exemplares vêm da Patagônia em busca de águas mais quentes para dar à luz e amamentar seus filhotes numa grande área de proteção ambiental que se estende desde o litoral ao Sul de Laguna, até Florianópolis. Em Imbituba e Garopaba, que registram o maior número de avistamentos. 

A questão da avistamento está por conta das empresas que organizarem passeios e trilhas para levar o turista para pontos altos estratégicos, como morros próximo do mar. Podendo observar com binóculos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC