Trade turístico de SC quer plano de captação de eventos

Valdir Walendovsky com autoridades locais do turismo (Fotos: Saul Oliveira/SOL/ASCOM)

O auditório da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte recebeu diversos representantes de entidades e empresários do trade turístico de Santa Catarina. Para o secretário Filipe Mello, o encontro serviu para ouvir as principais demandas do setor e elaborar uma agenda de trabalhos coletiva.

Uma das principais sugestões dos participantes foi a criação de um plano de captação de eventos para o Estado. A iniciativa pretende garantir o fluxo turístico durante todo o ano, não apenas nas temporadas de verão e inverno, que favorecem as regiões litorânea e serrana, respectivamente. Representantes dos Convention & Visitors Bureau fizeram coro a essa ideia, que deve fomentar o turismo de eventos em SC. Com base nesta necessidade foi definida a reativação do Grupo de Trabalho de Turismo de eventos, que deve elaborar uma minuta do plano e encaminhar ao secretário para aprovação.

Outra sugestão do grupo foi a criação do Observatório de Turismo do Estado, que consolide dados e reúna pesquisas sobre o setor, não apenas no âmbito empresarial, como dados de movimentação de visitantes em hotéis, aeroportos e restaurantes, mas também pesquisas científicas, como TCCs, dissertações e teses que tenham como objeto de estudo o turismo de SC. Representantes de entidades como o Senac e a Univali se colocaram à disposição para ajudar nesse aspecto. Já o Secretário se comprometeu em criar o Observatório até o final deste ano.

A questão da infraestrutura foi outro tema recorrente nas falas do trade de turismo. Para os integrantes da classe empresarial, é fundamental que o Estado assuma a responsabilidade sobre obras em estradas de acesso e sinalização, por exemplo, para melhorar o entorno dos destinos turísticos. A estruturação de outros segmentos turísticos, como o circuito do vinho e o da cerveja, foi lembrada pelo presidente da Santur, Valdir Walendovsky.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC