MODELO DE PROMOÇÃO TURÍSTICA É DISCUTIDO NA ABAV

Cerca de 80 representantes de entidades do turismo estiveram presentes em encontro promovido pela Embratur e pelo Ministério do Turismo para discutir modelo de gestão do Instituto

ABAV - Feira das Américas - com um seminário que discutiu o Modelo de Gestão em Promoção Internacional de ONTs (Organizações Nacionais de Turismo). O ministro do Turismo, Vinicius Lages deu boas-vindas aos convidados e falou sobre a importância da discussão. “Chegou o momento de avançarmos definitivamente na questão de um novo modelo de promoção turística para Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e por isso, aproveitamos o evento para aprofundarmos esse debate”, disse.

O presidente substituto da Embratur, Walter Ferreira, ressaltou que com os últimos grandes eventos captados pelo País e com os que virão nos próximos anos, o governo tem entendido cada vez mais a importância do turismo. “Com isso, estamos avançando na discussão sobre essa mudança extremamente necessária. Hoje, com tantas oportunidades no País, o modelo autárquico dificulta e atrasa o processo no momento de fecharmos novas parcerias e promoções conjuntas”, explicou.


“Com o modelo atual, nos sentimos engessados e enfrentamos dificuldades que não cabem mais no trabalho de promoção do Brasil como destino turístico”, disse ele. “Queremos inovar, mas o atual formato nos impede muitas vezes de colocarmos nossas ideias em prática. A mudança virá para maximizar todo trabalho que é feito pela Embratur”, completou.


A reunião contou com a presença de três ex-presidentes da Embratur, Eduardo Sanovicz, Jeanine Pires e Mário Moisés, além de entidades brasileiras e representantes de três organizações internacionais de turismo: a South African Turism, a Atout France e a Visit Britain, que compartilharam suas experiências e falaram sobre como funciona o modelo de promoção utilizado em cada país.

“Não podemos perder a oportunidade dos grandes eventos e fazer promoção internacional como se estivéssemos no século XX. Toda ideia precisa de um tempo para ser amadurecida. Chegou o tempo de maturação para essa mudança na Embratur”, disse Sanovicz.

Jeanine Pires falou de dificuldades legais e objetivas enfrentadas no trabalho de promoção do Brasil. “Passou da hora de mudarmos o modelo do Instituto, pois assim torna-se impossível promover o País e posso dizer isso porque vi de perto que os problemas burocráticos nos impedem de avançar”. A ex-presidente saudou Walter Ferreira e Kátia Bitencourt, chefe de gabinete da Embratur, de terem dado continuidade à discussão nos últimos anos.

Mário Moisés também lembrou um pouco de sua gestão e dos entraves para promoção turística internacional. “É uma mudança que tem caráter de urgência. Por causa de um modelo atrasado, até o processo dos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) foi prejudicado”, lembrou.


O ministro Vinicius Lages finalizou dizendo que a decisão política já existe e que a mudança na questão do novo modelo a ser apresentado pela Embratur está próximo a acontecer. “Foram dados os encaminhamentos necessários e a conversa está avançada. O próximo importante passo está relacionado aos instrumentos legais e jurídicos a serem aplicados”, disse.

Na foto, o presidente da Embratur substituto, Walter Ferreira, e o ministro do Turismo, Vinicius Lages, durante o seminário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC