Integração de Santiago de Cuba facilita projeto sismológico internacional

Um projeto encaminhado ao fortalecimento da capacidade de gestão para a redução do risco sísmico está em marcha emSantiago de Cuba com o auspicio do Escritório do Conservador (OCC) e a organização CARE Internacional. Ações educativas nas comunidades e planos construtivos coerentes com os riscos que deve enfrentar este território figuram entre as atividades previstas.

A iniciativa desenvolve-se, fundamentalmente, em três conselhos populares do centro histórico urbano, onde a população e autoridades comunitárias interatuam em ações de capacitação, informação e assessoramento para a construção de moradias a partir de normas antissísmicos.

A Assembleia municipal do Poder Popular, o Centro Nacional de Investigações Sismológicas e a Empresa de Serviços Técnicos Arquitetos da Comunidade confluem também neste empenho em pós de se preparar mais efetivamente ante a ocorrência de um terramoto.

O programa prioriza, além das moradias, os estabelecimentos sanitários e educacionais numa velha trama urbana, lugar da fundação da vila faz quase 500 anos.

De acordo com os resultados na cidade cubana mais vulnerável aos sismos, estender-se-ão estas experiências até outras províncias orientais que também são sacudidas por esses movimentos telúricos.

O mais recente tremor ocorreu na noite deste 25 de agosto, com magnitude de 4,2 na escala de Richter e perceptível em todos os municípios de Santiago de Cuba e em outros dos territórios de Granma e Guantánamo, sem reportes de danos humanos ou materiais.

(Com informação de Prensa Latina)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC