TAM NAS NUVENS DE JANEIRO REVELA A GASTRONOMIA DE BOGOTÁ, LONDRES, RECIFE E LIMA

Edição 85 mostra os sabores espalhados pelo mundo como ponto de partida turística

Com o tema “Sabores do mundo-experiências gastronômicas”, a TAM Nas Nuvens de janeiro, revista mensal desenvolvida pela New Content, produtora de conteúdo para marcas, divulga os destinos marcados pela riqueza da culinária. A publicação explora as novidades da cozinha de Bogotá (Colômbia), os gastropubs de Londres (Inglaterra), os doces de Recife (PE), reconhecidos como patrimônios culturais, e apresenta um ensaio fotográfico no Central, restaurante localizado em Lima (Peru) que foi considerado o mais famoso da América Latina de acordo com o prêmio The World’s 50 Best da revista inglesa Restaurant. Além disso, a edição traz várias dicas e quatro roteiros de onde comer bem.

Em Bogotá, a revista aponta que a culinária local é uma das melhores maneiras de conhecer a diversidade da cultura colombiana. Chefes de cozinha se inspiram em comunidades de camponeses e contam com a influência espanhola, africana e árabe. O chef Eduardo Martínez, do Mini-Mal, é um dos que buscam referências nas áreas indígenas da Amazônia colombiana e que, dessa forma, colabora com a renda local e o consumo sustentável. A equipe de reportagem também conversou com a chef Leonor Espinosa, do restaurante Leo Cocina y Cava, uma das poucas mulheres que ocupam o ranking da revista Restaurant. Pratos como tigres colorados (camarões com urucum e physalis), sobremesas com frutas típicas, entre elas uchuva e guanábana, e a vista panorâmica da cidade oferecida pelo restaurante Casa Santa Clara, no alto do Monserrate, são outras indicações da matéria.

Em Londres, a chamada é para a revolução na cozinha causada pelos Gastropubs, que une boêmia a qualidade e variedade de pratos. Iniciado nos anos 1990, desde então o segmento se tornou popular. Entre eles, o pioneiro The Eagle, com preços acessíveis e tempero mediterrâneo. Já o The Bull & Last alinha a decoração old school a especialidade em carnes de caça, como o pappardelle de ragu de lebre, além da cerveja Phoenix Rising, da microcervejaria Clarkshaws. Nick Lander, crítico de gastronomia do jornal Financial Times, também opina sobre o segmento que atrai grande público.

Em Recife, a revista se baseou em estudos históricos, como o livro “Açúcar” (1939) do sociólogo Gilberto Freyre (1900-1987), para apresentar porque a capital pernambucana é considera o centro dos doces. Por identificar a culinária regional, o Bolo de rolo, o bolo Souza Leão e a tapioca foram tombados como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. O Bolo de Rolo chega a ser exportado pela Casa dos Frios, já o Cozinhando Escondidinho tem a cartxeira, uma releitura da cartola, doce tradicional a base de queijo coalho assado com banana frita, açúcar e canela, que nesta receita leva a cocada de macaxeira flambada na cachaça.

Em Lima, o ensaio fotográfico de Paulo Pampolim clicou um dia do Central, restaurante que se destaca pela criatividade frente à gastronomia mundial. Ele registrou os trabalhos dos cozinheiros dentro e fora do espaço, como as compras no Mercado de Surquillo. Sob o comando do chef Virgílio Martínez, o Central mantém a Mater Iniciativa, um centro de pesquisas de ingredientes nativos com cultivo desses produtos em diferentes altitudes para elaborar novos sabores. Uma horta e uma estação de tratamento de água própria são outros serviços mantidos no lugar. A seção divulga os trabalhos de fotógrafos que registram os destinos da oneworld - aliança da qual a TAM faz parte desde abril.

Na Top Lista, a TAM Nas Nuvens indica 10 restaurantes que atraem tanto pelo sabor, quanto pelas vistas que proporcionam, como o do 36º andar do Shangri-la Hotel, em Sidney (Austrália), o The Grotto, em Krabi (Tailândia), e o Skylab, no Rio de Janeiro. A publicação ainda faz um tour pela cozinha que cuida das refeições servidas nos voos da TAM, se atentando aos pratos direcionados aos passageiros com restrições alimentares, as novidades do cardápio e a carta de vinhos. Cursos de gastronomia durante as férias ou em finais de semana em lugares como Toscana e Paris completam a edição 85.

Além da revista, a programação da TV TAM Nuvens apresenta o quadro “Embarque Imediato” com o mesmo tema. A atração busca despertar o interesse no espectador para conhecer Lima, Bogotá, Recife e Londres, e as curiosidades de suas respectivas culinárias. O programa informa a frequência de voos TAM para estes destinos, é exibido em todas as aeronaves e fica disponível no canal do YouTube da companhia (www.youtube.com/tam).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC