A força dos Congressos para o turismo local


Não é de hoje que falamos da força em movimentar pessoas através dos eventos, e os congressos tem sido prova de que isso funciona, - Uma segmentação turística que move milhares de pessoas pelo mundo e de forma muitas vezes, itinerante.

A realização de grandes eventos e o potencial de crescimento do setor para a economia do turismo no Brasil. Como “As feiras e o Turismo de Negócios têm capacidade de agregar valor aos destinos na medida em que se permite o intercâmbio de experiência, a transferência de tecnologias e o aumento de aprendizado dos participantes.

O turismo no Brasil tem acelerado e tem ganho credibilidade: tem se profissionalizado e quem ganha mesmo é, as cidades, os municípios que sediam estes congressos. Ganham em receber. O Turismo reforça o seu papel como um dos grandes atores,  na recuperação da economia.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), foram realizados cerca de 600 mil eventos em todo o Brasil em 2013. As feiras, os seminários, os congressos, as convenções, os simpósios e os grandes encontros de negócios movimentaram mais de 200 milhões de pessoas. Um dado real. 

Os congressos nacionais e os internacionais são ótimas oportunidades de se construírem redes de relacionamentos (os administradores chamam de “networking”). Fato importante para a inserção de estudante e de profissionais do mercado. A possibilidade de estar próximo ao mercado profissional é hoje o grande diferencial entre as pessoas de sucesso, e as que ainda não lograram êxito em suas profissões;

No caso do Congresso de Jornalistas da Abrajet Nacional que está com data marcada para os dias 25 a 28 de maio, e que será realizado no Rio de Janeiro - Búzios. Quem ganha com este congresso? Certamente o município, a cidade e o estado por sediar este evento que é formado por profissionais do jornalismo especializado de turismo, são pautas trabalhadas minuciosamente onde promovem e executam em forma de experiência as atividades turísticas do local.

E por ser assim: estes profissionais investigam a real potencialidade e reais vocações turísticas a nível municipal, estadual, regional, nacional e internacional, tendo em vista seu desenvolvimento, infraestrutura dentro das classes socioeconômica e seus impactos ambientais. Visualizando e vivenciando reais viabilidade turística, para divulgação dos roteiros de viagem e de eventos nos meios de comunicação.

Fonte: Jornalista - Mariza Ortiz Carvalho

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