Cabo Frio: beleza e qualidade de vida


A cerca de 150 quilômetros da capital do Rio de Janeiro, pouco mais de uma hora e meia de viagem, Cabo Frio se apresenta como uma cidade que cresce a cada dia. Qualidade de vida, organização, limpeza nas ruas, aliadas à beleza de suas praias e natureza privilegiada, fazem da cidade turística um ponto forte da região da Costa do Sol e importante destino a despontar no cenário nacional.

Mas, quando o assunto é turismo, falar de Cabo Frio é fácil. A cidade é convidativa. Mar azul, com tons esverdeados, areia fina e branca, como poucas no mundo, formações de dunas, praias mais movimentadas, outras mais nativas, algumas com ondas, outras tranquilas, tudo para que o turista se sinta tentado a aproveitar cada minuto num lugar com aspecto paradisíaco. Merecem destaque as praias do Forte, Peró e Conchas, além da tranquilidade da Ilha do Japonês, local com quiosques e águas calmas. As águas de Cabo Frio são um convite aos esportes náuticos. É comum a prática de surf, stand up paddle, kitesurf, jet ski, dentre outros.



Porém, visitar Cabo Frio também é conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil. De acordo com historiadores, o navegador Américo Vespúcio chegou aqui em 1503 e fundou uma feitoria. A partir daí, foram muitos os corsários e povos de diversas línguas, entre eles ingleses, holandeses e espanhóis, a se aventurar por aqui. O objetivo era a exploração do pau-brasil que hoje possui uma reserva especial (APA do Pau-Brasil) no bairro Peró.

Na cidade é possível visitar monumentos que datam do século XVII. Como exemplos, o Forte São Mateus, localizado na Praia do Forte, a mais famosa da cidade, e a Igreja Matriz, que além da construção característica de Portugal, possui um altar que foi doado pela realeza portuguesa. A igreja é belíssima e possui peças de importante valor histórico-religioso. Outros monumentos merecem destaque, como o Convento de Nossa Senhora dos Anjos, hoje um museu sacro administrado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Igreja de São Benedito - localizada no primeiro bairro de Cabo Frio, a Passagem - construída para atender aos escravos que eram proibidos de assistir a missa na Igreja Matriz. O bairro que deu origem à cidade é uma atração à parte com ruas de pedra, casas humildes de pescadores e telhados com telhas feitas por escravos. A visita é uma viagem ao passado.

A cidade também oferece boa infraestrutura quando o assunto é comércio. Pelo centro da cidade é possível encontrar lojas de diferentes segmentos. Destaque para o Shopping da Gamboa, no bairro que possui o mesmo nome, neste local, está o maior pólo de moda praia do Brasil, com mais de 100 lojas e excelentes opções para compras.

No coração da cidade está a Casa Artesanal. Local de encontro de pessoas que valorizam a arte manual. Criatividade, detalhes e capricho são percebidos em diversas peças expostas para venda no Centro da Cidade.

A orla da Praia do Forte é um lugar de lazer e entretenimento para toda a família. A arrojada e moderna arquitetura dos quiosques chamam a atenção do visitante, que desfrutam do local com música ao vivo e podem ainda visitar o Cento de Artes Visuais – CAV, que reúne obras de diferentes tendências e expressões artísticas apresentando um panorama das artes visuais da cidade. Para os mais aventureiros, a pista de skate de padrão competitivo internacional é um convite a grandes e radicais manobras. Ainda na orla, pode-se admirar a beleza da Praça das Águas e tirar fotografias ao lado das estátuas dos ilustres cabo-frienses: o Jogador de Futebol Leandro e o Surfista Campeão Victor Ribas.

O fim de tarde convida a um passeio pela Orla Scliar. O caminho da Orla é agradável, romântico e muito bonito. Com urbanização personalizada, possui as cores da paleta do pintor, famoso mundialmente, em vasos esféricos confeccionados especialmente para o local, plantados com vegetação nativa. Scliar está ali, imortalizado, através de uma estátua. Na orla, funciona o Instituto Cultural Carlos Scliar, na mesma casa onde o pintor viveu por 40 anos. Na casa, estão obras do pintor e de alguns amigos como Bonadei, Graciano, Pancetti, Guignard, Farnese, Glauco Rodrigues, Anna Letycia, Cildo Meirelles, Zimmermman, entre outros, num total de 150 peças. Também estão expostos materiais utilizados por Scliar e muito sobre história da arte. No local, também funcionam oficinas artísticas.

A noite em Cabo Frio é sinônimo de Boulevard Canal e da orla da Praia do Forte. Nestes locais se reúnem todas as tribos, pessoas de todas as idades e as mais diferentes opções de lazer. Nas duas orlas, estão restaurantes com cardápio variado, desde os fast-foods até as casas com pratos requintados da culinária internacional, que vão desde frutos do mar às mais variadas carnes e massas.

A cidade recentemente chegou ao patamar de 200 mil habitantes, e recebe milhares de visitantes durante todo o ano, especialmente no verão. Para acomodar todos os hóspedes, a cidade conta com uma estrutura hoteleira de aproximadamente 8 mil leitos, espalhados em  120 estabelecimentos, que vão desde aconchegantes pousadas até arrojados hotéis, com capacidade para receber eventos e convenções de até 1.000 pessoas. Diversos bares e bistrôs com música ao vivo dão o tom do verão que não acaba, pois a cidade possui média de 275 dias de sol por ano e baixo índice pluviométrico.

Além de tudo isso, é possível chegar a Cabo Frio através das estradas, bem conservadas e sinalizadas; de avião, pelo Aeroporto Internacional e segundo maior do estado do Rio de Janeiro, e também por mar, já que a cidade está na rota dos cruzeiros marítimos e recebe os turistas de transatlânticos em seu moderno Píer, instalado no final da principal avenida que corta o centro da cidade.


Conhecer Cabo Frio é viver a história e se apaixonar pelas belezas naturais desse local que possui sol o ano inteiro e uma brisa constante para amenizar as altas temperaturas. Sejam bem vindos e experimentem a alegria de estar neste lugar!


Fonte: 
Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio
Terminal de Transatlânticos - final da Avenida Assunção - s/nº - Passagem - Cabo Frio
Telefones: 2643-2509 | 2647-6227| 2647-1689

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC