Desbravando destinos e roteirizando, respeitando diversidades étnicos culturais

É assim que trabalho no turismo, com olhar atento as novidades, aos atrativos, ao destino, - divulgando cada cantinho desse País.

O jornalista de turismo é um aliado. Para o hotel é apenas mais uma cama, para o restaurante um prato a mais, para o destino, a divulgação, para os atrativos, a avaliação, para o trade turístico um amigo, um parceiro.

O Profissional jornalista de turismo, conhece o turismo de dentro para fora, avalia, aponta, discute, - Colabora para um turismo sustentável: E vê dessa forma “ conscientes de que o turismo pode ser fonte de oportunidades, mas também é ameaça para a coesão social de nossos povos, sua cultura e seu habitat natural.

O turismo é uma atividade invasora e exigente; frequentemente geram graves efeitos negativos. Os estudos consultados advertem sobre os riscos que conduzem a criação de conflitos internos, a aceleração de uma aculturação dos jovens e enfraquecimento da coesão social. Isto ocorre quando a atividade turística não foi debatida e planejada suficientemente na comunidade, quando a sua gestão é deficiente e quando tenha subestimado o comportamento dos visitantes e das exigências das operadoras de turismo.

As comunidades mais dinâmicas têm procurado abordar as exigências do mercado e suas próprias restrições de duas maneiras: diferenciando o seu produto e educando os seus profissionais. No primeiro caso, busca-se valorizar as manifestações de sua identidade cultural combinado com atrativos do turismo ecológico, histórico e recreativo, em função de uma específica dotação de recursos. No segundo caso, têm tomado medidas para preparar os seus profissionais na realização das funções complexas inerentes a operação turística e a gestão do negócio.

Defendendo o turismo comunitário e seu patrimônio estabelecer a natureza de “a comunidade” implica definir os princípios, valores, normas e instituições que regem a forma de organização e convivência de um determinado grupo humano, que por sua vez os diferencia de outros atores da sociedade.

O seu objetivo final é assegurar o bem-estar comum e garantir a sobrevivência de seus membros, preservando sua própria identidade cultural. Na esfera institucional, a comunidade rege-se por normas sociais, ambientais, econômicas e políticas que regulam os processos de tomada de decisão, alocação de recursos, aplicação de justiça e repressão de delitos.

As responsabilidades nas divulgações devem estar pautadas na pesquisa, verdade e competência a quem absorve conhecimento específico comprovadamente pelos mesmos. Trabalhar com o turismo está muito além das viagens, está no comprometimento social e sustentável, daquela comunidade e de sua localidade.

Jornalista, - Mariza O. Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC