Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia promove concurso na Fenaostra


Durante a 16ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia irá promover o “Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City”.

O concurso terá uma categoria profissional voltada para os chefes e cozinheiros de restaurantes e hotéis de Santa Catarina e outra categoria acadêmica, para os estudantes de todos os níveis e tipos de cursos de gastronomia do Estado. O lançamento oficial da disputa será na próxima quinta-feira, dia 13 de agosto, às 17h, no Museu da Escola, em Florianópolis.

Os vencedores de cada categoria receberão como prêmio a participação (passagem, hospedagem e alimentação) no “IV Foro de los Patrimonios de Hondarribia – Fortificaciones y Gastronomia”, que ocorrerá em março de 2016, na Espanha.

As equipes participantes deverão preparar receitas com a ostra como o ingrediente principal. O concurso para os profissionais será realizado na UNISUL, no dia 17 de setembro de 2015, 9h, e a disputa para os acadêmicos será no dia 18 de setembro, na Estácio/ASSESC, também a partir das 9h. As equipes terão o tempo máximo de duas horas e meia para cumprir as tarefas.

“Como Cidade Criativa Unesco da Gastronomia e maior produtora de ostras do país, é natural que Florianópolis promova um Concurso como este para promover novas formas de preparo deste ingrediente que é recente na história da cidade, mas que já está associado à cultura gastronômica local”, comenta a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires.

Para a secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, a Fenaostra tem o propósito de divulgar a gastronomia local, principalmente o consumo de frutos do mar, com ênfase à ostra, que dá nome à festa. “O evento é uma oportunidade também para que os moradores de Florianópolis e os visitantes interajam com os costumes e valores da cultura açoriana, característica da região”, destaca.

O Coordenador do curso de Gastronomia e Turismo da Unisul, Guilherme Buchmann destaca que o intuito do concurso é ampliar a participação da comunidade na Fenaostra de modo que a festa cada vez mais tenha a participação direta do público. “A disputa vai ajudar a divulgar e construir novas maneiras de consumo da ostra.”, finaliza Buchmann.

Após o lançamento do Concurso, a ficha de inscrições e o regulamento estarão a disposição dos interessados no site da Associação FloripAmanhã – www.floripamanha.org. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de setembro. A prova não será aberta ao público não especializado por questões de segurança sanitária.

Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia
A Associação FloripAmanhã realiza a coordenação técnica do Grupo Gestor do Programa, composto também por ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), SESC/SENAC-SC, UDESC e UNISUL.

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia
Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia). No Brasil, Curitiba é a outra participante da Rede, na categoria Design.

Fenaostra
Considerada a única promoção do gênero no país, a Fenaostra existe há 17 anos, com o objetivo de divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores. A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano, fator que confere à cidade o título de Capital Nacional da Ostra.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC