Autoridades enfatizam necessidade de mais investimentos no turismo brasileiro

Representantes do turismo brasileiro e internacional, autoridades governamentais, convidados e visitantes lotaram o Auditório Elis Regina, no final da manhã do dia 24 de setembro, início do evento que se estende até sábado, dia 26. Sob o som dos tambores da Banda Feminina Didá, da Bahia, o estado anfitrião, foi entoado o “Hino Nacional Brasileiro”. O presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, primeiro a fazer uso da palavra, saudou os presentes e enfatizou as três pilastras que norteiam a realização da 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo: Negócios, Conhecimento e Relacionamento. “Aqui, temos uma oportunidade especial para a superação da crise instalada no País, por meio da nossa união, do aprimoramento da nossa prestação de serviços ao viajante e da requalificação contínua”, afirmou Azevedo. Finalizou bradando: “A hora é aqui e agora!”.

Depois da manifestação do presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) Alexandre Sampaio, que externou a certeza de que a crise será superada, o diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Fávilla, lembrou que “turismo é emprego. É renda. É desenvolvimento sustentável. Não é uma atividade trivial e, sim, um instrumento valioso para o desenvolvimento”. Atualizou números da movimentação turística internacional, que chegou a 1,3 trilhão de viajantes no ano passado. E o turismo como um todo, incluindo a atividade interna dos países, movimentou mais de seis trilhões de viajantes. “Pelo que representa em termos econômicos e sociais, os governos precisam reconhecer o valor do turismo”, assegurou o executivo.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, abriu seu pronunciamento dando conta de reunião com a presidente Dilma Rousseff, quando ficou claro que o Ministério do Turismo (MTur) não pode ser extinto. “Ao contrário: temos de fortalecer o Ministério do Turismo!” Lembrou que a atividade turística está instalada em cada município brasileiro e é aquela que mais rapidamente gera emprego e renda. Ao comentar o potencial da Olimpíada 2016, falou das tratativas que vem fazendo para modificar o procedimento padrão de vistos para norte-americanos entrarem no País. “Queremos a liberação de vistos por um período mínimo de seis meses”, salientou.


O evento de abertura da 43ª ABAV Expo foi encerrado com a fala do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Atravessamos um momento difícil e, por isso, é hora de somarmos esforços. Momento de nos unirmos para proteger o emprego. A nossa moeda sofreu grande desvalorização e isso tornou o nosso País muito barato para os turistas internacionais”, sustentou Alckmin. Ao mencionar fala do ministro Henrique Eduardo Alves, o governador paulista disse que, “em vez de seis meses, sugiro que a liberação do vistos para turistas norte-americanos seja de um ano. É preciso rever essa questão da reciprocidade e como governador de São Paulo, oferecemos todo apoio ao Ministério do Turismo". Alckmin resumiu os esforços que tem feito para fortalecer o turismo paulista, incluindo o processo de criação de 140 municípios com vocação turística, que vão se somar às 70 estâncias deste setor no Estado. “Deixo aqui meu cumprimento a todos os agentes de viagens brasileiros, pela importância que eles têm no fortalecimento da atividade no País”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC