Festival de Bonecos de Canela trará espetáculos da Espanha, Itália, Rússia, Grécia e Brasil

São 27 anos ininterruptos de evento, um orgulho para a comunidade cultural de Canela.

O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela chega a sua 27ª edição neste ano e, ocorre de 3 a 12 de outubro.

O renomado bonequeiro espanhol Jordi Bertran, o grupo The Family Theater da Itália, Clair de Lune da Rússia e Clow Houses da Grécia são os internacionais que estarão no Festival. Do Brasil, o evento contará com o Grupo Só Rindo, da Região das Hortênsias, que chega direto do Festival de Charleville - França, Cia Goliardos, De Pernas pro Ar, Cia Lisi Berti e ainda os espetáculos Mirim e Gestão Ambiental e Os Contadores de Histórias – Bonecos que falam através de mentes pensantes.

A tradicional programação de rua do Festival, sempre gratuita, o desfile de bonecos e bonequeiros, quando o público mais interage, espetáculos nos Teatro Municipal e Teatro Laje de Pedra, oficinas, exposições e ainda um trabalho social, que levará peças ao Oásis Santa Angela e ao Presídio Estadual de Canela tomarão conta da cidade nestes 11 dias de Bonecos Canela, com toda a magia que a arte bonequeira traz.

O Festival Internacional de Teatro de Canela é uma realização da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Canela com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Um pouco da História:

Em 1989, a Prefeitura de Canela e a AGTB ( Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos), realizaram uma mostra de Teatro de Bonecos, como lançamento do 3º Festival de Teatro de Canela, evento de cunho nacional que trazia o melhor do teatro do Brasil e América Latina.

O evento de Bonecos, que já havia acontecido antes em Caxias do Sul, estava sem lugar definido para acontecer, a CODEC (Coordenadoria de Artes Cênica), órgão de Cultura do Estado, sob o comando de Jorge Carlos Appel e a prefeitura de Canela  resolveram lançar o evento de Teatro com a mostra de Teatro de Bonecos. Num primeiro momento, a comunidade de Canela esperava por um evento infantil de fantoches, sem grandes expectativas em relação a programação e desconhecendo totalmente a arte titiriteira. Mas o que estava por acontecer era muito poderoso e viria mexer com toda a cidade e marcar, para sempre, o calendário de eventos de Canela.


Nestes 27 anos centenas de grupos de teatro de bonecos do Brasil e do mundo inteiro participaram do evento, que além de oportunizar espetáculos inesquecíveis ao público oportuniza troca de experiência entre os profissionais da área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC