Floripa Teatro – 22º Festival Isnard Azevedo reúne grupos nacionais e internacionais em Florianópolis


Durante nove dias atrações gratuitas serão apresentadas em diversos pontos da cidade, neste que é um dos mais importantes eventos do gênero em todo o Brasil. Mais de 100 atividades serão realizadas ao longo da programação.

Variadas linguagens para diferentes públicos. É com este propósito, e com foco na qualidade, que a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) realiza o Floripa Teatro – 22º Festival Isnard Azevedo, entre os dias 17 e 25 de outubro, por toda a capital catarinense.

Considerado um dos principais eventos do circuito teatral brasileiro, a edição de 2015 chama a atenção pela sua grandiosidade, bem como pela sua diversidade de conteúdos e formas de apresentação. Ao todo, 31 espaços receberão as 85 sessões teatrais apresentadas por 47 grupos e coletivos de sete estados do Brasil e três internacionais; e as 19 ações formativas que compõem a grade de programação.

A abertura do 22º Isnard Azevedo ocorre no dia 17, às 21h, no Teatro Ademir Rosa, no CIC – Centro Integrado de Cultura, com o grupo catarinense “Téspis Cia de Teatro”, de Itajaí, apresentando o espetáculo “Esse corpo meu?”. A peça discute os padrões sociais enfrentados diariamente em busca de aceitação e da felicidade. Inclusão também é o tema do espetáculo “Olhares Guardados”, do Projeto Expressividade Cênica para pessoas com deficiência visual, do Paraná. A peça levará para o palco do Teatro Pedro Ivo cinco atores deficientes visuais.

Por toda a cidade
A partir do espetáculo de abertura, a programação do Floripa Teatro espalha-se pelas salas dos teatros Pedro Ivo, Álvaro de Carvalho, UBRO, SESC – Prainha, Dionísio e Circo Dona Bilica. A programação também tomará conta das ruas da cidade, com apresentações em locais movimentados como a Rua Felipe Schmidt, Largo da Catedral e Largo da Alfândega. Oito bairros de Florianópolis recebem os espetáculos da Mostra “Cena aberta nas comunidades”, com apresentações de 14 espetáculos ao ar livre. O “Cena Universitária” dará oportunidade para que os projetos acadêmicos saiam das salas de aula, sendo efetivamente apresentado para o público no Teatro da UBRO e no Teatro Álvaro de Carvalho – TAC.

Uma das novidades da edição 2015 é a mostra “Quintais Cênicos” que, em parceria com grupos teatrais, levará a programação para as sedes do  Micro-centro cultural Casa Vermelha, Casa Teatro Grupo Armação e Círculo Artístico Teodora, reconhecendo assim o crescimento e qualidade da produção teatral da cidade e  viabilizando encontro e intercâmbio dos grupos locais. 

Em paralelo à programação oficial, o público poderá conferir os espetáculos que integram a programação do BRECHA – Mostra Paralela, uma iniciativa independente de oito coletivos teatrais de Florianópolis, que apresentam seus trabalhos no Célula Showcase e no Micro-centro cultural Casa Vermelha.  Integram a programação os grupos “Territórios Tectônicos”, “Inclassificáveis”, “Coletivo Peabiru de Teatro”, “Coletivo Baal”, “A Lontra faz Teatro”, “Grupo ETC” e “Coletivo Transtorno”.

O Floripa Teatro também realiza a segunda edição da Roda de Negócios, que após o sucesso da edição de 2014 volta para a programação, com o objetivo de oportunizar uma maior visibilidade dos grupos locais com organizadores de eventos do gênero. A Rodada ocorre nos dias 21 e 22, na sala multimídia do Museu Victor Meirelles. A programação ainda contempla o lançamento do livro "O Crítico Ignorante – Uma Negociação Teórica Meio Complicada", de Daniele Ávila Small, além da exibição de vídeos, palestras, oficinas e debates performativos com profissionais convidados.

Grupos visitantes
A cooperação entre atores brasileiros e internacionais também está presente na programação com a participação de três espetáculos oriundos da Argentina, Colômbia e Itália. “Odiseo.com” é uma produção dos grupos E(x)periência Subterrânea, de Florianópolis, e CELCIT, de Buenos Aires e será apresentado em duas sessões limitadas para 50 pessoas no camarim do Teatro do CIC, no dia 21, às 20h e 22h. O coletivo italiano DOO – Divano Occidentale Orientale apresenta o espetáculo “Above the skin”, no dia 24 de outubro, às 10h, em plena rua . A Colômbia estará representada pelo grupo Teatro Itinerante Del Sol que apresenta a peça “Origines hacia el sur”. Somam-se a estes, grupos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Mato Grosso.
Ingressos e Agendamentos

Toda a programação do Festival é gratuita. Os ingressos estarão à disposição nas bilheterias dos teatros sempre uma hora antes das apresentações, conforme capacidade dos espaços. Será permitida a retirada de dois ingressos por pessoa antes de cada sessão. As escolas da rede pública vão poder levar alunos para assistir à programação do 22º Festival Isnard Azevedo. A partir do dia 7 de outubro, as instituições de ensino devem solicitar o agendamento para reserva de ingressos por meio de um formulário padrão que já está disponível no site do evento (www.floripateatro.com.br). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3324-1415 - ramal 220.

Serviço
O quê: 22º Festival Isnard Azevedo
Quando: de 17 a 25 de outubro
Onde: Teatros e espaços culturais da cidade
Quanto: gratuito (ingressos podem ser retirados uma hora antes do início dos espetáculos)

Programação completa: www.floripateatro.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC