Oktoberfest deve atrair mais de 500 mil pessoas neste ano, neste ano a expectativa é superar 500 mil visitantes


O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, abriu na noite desta quarta-feira (07/10) em Blumenau (SC)  a 32ª edição da Oktoberfest, que atrai em média mais de 450 mil turistas à região durante o evento. Acompanhado do prefeito da cidade, Napoleão Bernardes (PSDB), Lummertz participou da sangria do primeiro barril de chope, uma tradição que é respeitada a cada edição da festa.

"Essa é uma festa de paz, de congraçamento, da família, da alegria, que eu acompanho desde seu início e sei da importância que ela tem para o turismo e a economia da cidade e da região", disse o presidente da Embratur para as pessoas que aguardavam o início da festa com copos de chope nas mãos.

Criada em meados da década de 1980 nos moldes da festa realizada anualmente em Munique (Alemanha), a Oktoberfest tinha como objetivo levantar a autoestima do povo da cidade, abalado por duas grandes enchentes (1983 e 1984) que destruíram grande parte da cidade, a terceira mais populosa do estado e o segundo polo econômico de Santa Catarina.

A Oktoberfest é realizada em um grande complexo de pavilhões na chamada Vila Germânica, no bairro da Velha, em Blumenau, e seu sucesso inspirou outras cidades do norte catarinense a realizarem suas festas, mais ou menos na mesma época. Por cerca de 20 dias, essa região de Santa Catarina recebe milhares de turistas de todos os cantos do País e do exterior.

É o maior evento do calendário turístico de Santa Catarina e um dos principais do Brasil. Na abertura desta quarta-feira, além da sangria do primeiro barril, a Oktoberfest contou com o tradicional desfile de grupos da comunidade que se organizam e seguem cantando e dançando vestidos com roupas típicas alemães, reverenciando os colonizadores daquela região, que vieram do país europeu para se instalar em Santa Catarina há mais de 150 anos.

Por mais de uma hora, cerca de 3 mil pessoas desfilaram, com outras milhares de pessoas assistindo. Ao lado do governador Raimundo Colombo (PSD), do prefeito e do senador Dalírio Beber (PSDB) e outras autoridades, o presidente Vinícius Lummertz também acompanhou o desfile.

Fonte:  Portal da Ilha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC