Vivenciando Turismo de Experiência para Jornalistas e Blogueiros


Jornalistas e blogueiros do país irão visitar Florianópolis e grande Floripa para programação focada em turismo de experiência. Quinze jornalistas e blogueiros do Brasil desembarcam por aqui no início de dezembro para a Press Trip - Turismo de Experiência "Santa Catarina em Todos os Sentidos", realizada pelo Sebrae - SC e focado no turismo de experiência, tendência que estimula o envolvimento em atividades e também  relatos e vivencias da comunidade local. 

A programação na Grande Florianópolis inclui a OstraXperience – com degustação de ostras nativas e exóticas e visita a uma tradicional fazenda de cultivo no Ribeirão da Ilha –, a oficina Chinelo de Dedo, que levará os participantes para conhecer a cultura e praticar da arte em olaria e mergulho com aula sobre espécies marinhas.

Do que se trata:
O projeto tem como principal objetivo promover a cultura do turismo de experiência, desenvolvendo a cadeia de valor do turismo

O Sebrae/SC – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José desenvolveram o projeto Turismo de Experiência visando incentivar e promover os pequenos negócios locais.

O projeto tem como principal objetivo promover a cultura do turismo de experiência, desenvolvendo a cadeia de valor do turismo com orientações aos empreendedores para oferta de experiências memoráveis a seus visitantes através da valorização da singularidade de cada produto com base nos atributos culturais e de tipicidade local da Grande Florianópolis, resultando na inovação do turismo em Santa Catarina.

A experiência diferencia-se do turismo convencional, pois incorpora vivência e emoção, tornando memorável o próprio ato do consumo, dessa forma o turista não se limita apenas em ser um simples observador, ele participa e interage nas atividades, é o ator principal do turismo que escolheu. O novo turista deseja ser surpreendido e emocionado.

O objetivo do turismo de experiência é estimular o envolvimento com as comunidades locais, o aprendizado de novas atividades através da arte de explorar os sentidos, como a produção de artesanato, práticas gastronômicas, realização de esportes, aventuras, brincar com o folclore local e conhecer as práticas religiosas, assim envolver o turista em uma atividade em que ele é o personagem principal.

Esta modalidade de turismo ganha novos adeptos ano após ano, atraindo um público mais exigente que procura participar das experiências, com isso criando oportunidades de negócios para pequenas empresas desenvolverem a partir das suas histórias, hábitos e costumes experiências únicas.

PRODUTOS DE EXPERIÊNCIA: GRANDE FLORIANÓPOLIS

- Tour das Experiências – Passeio interativo de ônibus panorâmico pela Ilha da Magia;

- Um Dia Inesquecível – Experiência de preservação ambiental na reserva extrativista Pirajubaé;

- Paladares da 10a. Ilha – Roteiro histórico e gastronômico pelo Centro Histórico de Florianópolis, iniciando no Mercado Público até a Ponte Hercílio Luz

- OstraXperience – Experiência enogastronômica e técnica com ostras nativas e exóticas numa tradicional fazenda de ostras no Ribeirão da Ilha.

- O Homem do Mar – Uma experiência inesquecível a bordo de um barco de pescador.

- Alimentação Interativa e Hora do Banho com Tartarugas – Experiência ambiental de preservação e interação com as Tartarugas Marinhas.

- Faça Você sua Caipirinha – Aprenda fazer e saborear a Caipirinha que nasceu como remédio para o corpo e atualmente é remédio para os males da alma.

- Experiência de Mergulho – Mergulho com aula explicativa sobre espécies marinhas através de técnicas visuais em ambiente submerso.

- Jogos da Experiência – Espante o mau tempo, divertimento garantido com brincadeiras e jogos entre família e grupo de amigos.

- Ecorafting – Experiência na Serra do Tabuleiro de semeadura através de bombas de sementes de plantas nativas jogadas nas margens dos rios durante o rafting.

- Oficina Chinelo de Dedo – Conhecer a cultura e praticar a arte da Olaria na roda de Oleiro e instrumentos musicais de barro.

- A Magia do Barro – Passeio histórico pelo Centro Cultural de São José e confecção de objeto de barro no ateliê de arte degustando um ótimo café com vista privilegiada.

- Entre Gingas e Histórias: a Capoeira, Patrimônio Cultural da Humanidade – Vivencie a ancestralidade afro-brasileira através da imersão na arte da capoeira, samba de roda, contação de história e gastronomia típica.

- História para Todos – Roteiro Cultural no Centro Histórico de São José e Florianópolis para surdos com experiências lúdicas de abayomis, olarias e artesanatos.

- Feira da Freguesia – Local de encontro dos moradores, atrações culturais, artesanato, antiguidades e gastronomia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC