Campo Novo do Pareci, - Aldeias Indígenas Mato Grosso.

 Talvez você "não" tenha ainda vivenciado uma experiência como esta, pois aqui relato como foi a minha!


Para quem não teve contato assim tão direto, posso dizer que fiquei deslumbrada e agradecida por conviver algumas horas diretamente dentro das aldeias indígenas do Campo Novo de Parecis, no Mato Grosso,-Tive a experiência, e o privilégio de conhecê-los tão de perto para a minha inquietude, curiosidade e surpresa pela sociabilidade e receptividade dos Caciques que nos receberam de forma alegre amistosa e com simpatia e hospitalidade.

Preservam hábitos e costumes em suas aldeias que estão estruturadas com suas Ocas(casas) expressão e impressão através de seus legados culturais da arte, das histórias e do modo ainda muito simples de seus ancestrais. Minha façanha adentrou uma pouco mais por saber do dia a dia, e para minha surpresa, - esta nação, está à frente de muitos pelo Brasil, donos de conhecimento e frequentadores da universidade indígena de Mato Grosso, sabem como ninguém, como cativar e emocionar quem seja que vem visitá-los alí.
E assim foi a minha experiência nas Aldeias Wazare, Quatro Cachoeiras e Aldeia Utiariti. Agradecida pela oportunidade. Conheça um pouco sobre:




Fotos de autoria da Jornalista Mariza Carvalho: Proibida reprodução sem mero consentimento: 


Aldeia Indígena Wazare

A aldeia conta com 35 membros, é a mais nova do município de Campo Novo do Pareci, tem como líder-Cacique Rony Azoinaice. Uma das atividades principais da aldeia é o pratica do turismo indígena, onde a cultura dos Paresi-Halite está em cada detalhe das apresentações culturais, danças, cantos, histórias míticas, pinturas corporais, esportes tradicionais e a comercialização de artesanato, sendo que o modo de vida local é a principal atração turística da comunidade. O local é perfeito para desbravar o Rio Verde através dos passeios de barcos e banhos.



Aldeia Indígena Quatro Cachoeiras


A 33 km da cidade está localizada a Aldeia Quatro Cachoeiras. Naquela região, o líder da comunidade é a Cacique Narciso Kazaizase, nascido na Aldeia Kotitico, respeitado como um dos caciques mais tradicionais do Povo Paresi-Halite. A comunidade tem 98 habitantes sendo do que todos eles são parentes do Cacique, filhas, netos e bisnetos. Atualmente, a Aldeia é a anfitriã do Festival de Cultura e Jogos Indígenas do Parecis, recebendo em media 700 indígenas de diferentes etnias. Exaltando que em 2007, a Aldeia recebeu a Tocha Olímpica dos Jogos Pan-americana Rio 2007 que resultou uma grande divulgação da mesma. O nome da Aldeia é devido às quatro belas quedas d’ águas paralelas uma às outras formadas pelo Rio Sacre. Para chegar às Quatro Cachoeiras caminha-se por trilhas curtas e estreita, cercada pela mata. Lugar incrível e surpreendente.



Aldeia Indígena Utiariti e Salto de Utiariti

Localizada a 128 km da Cidade de Campo Novo do Pareci, na divisa com o município Sapezal, está a Aldeia Indígena Utiariti. Aldeia com grande valor histórico por conta da passagem de Marechal Rondon e a Missão Jesuítica. Para o povo Paresi “Utiariti” significa lugar de gente sábia. Há uma lenda que diz que os Uthyia eram povo a parte da nação Paresi, e que vaziam previsões do futuro e viviam em um lugar atrás da cachoeira. O Salto Utiariti é uma das cachoeiras mais imponentes do estado de Mato grosso. Partindo da aldeia, com uma pequena caminhada, chega-se a parte superior da cachoeira onde há uma pequena piscina natural para banhos com corrente de águas quentes e frias e com uma maravilhosa hidromassagem in natura. Formada pelas águas do Rio Papagaio tem queda de aproximadamente de 90 metros e grande volume d’ água. Sendo prefeito para prática do Rapel. No local, há uma pequena trilha que leva ao mirante natural para apreciar a beleza do salto. 


Campo Novo do Parecis - é um município brasileiro, localizado na Região Centro-Oeste do país, no estado de Mato Grosso. “Localiza-se a uma latitude 13º40’31” sul e a uma longitude 57º53'31" oeste, estando a uma altitude de 572 metros.

Maior produtor nacional de girassol e pipoca, possui cerca de 42% do território destinado às safras de grãos. Possui uma área de 9.448,384 km².
Área: 9.448 km²
Elevação: 572 m - Distancia da Capital Cuiabá: 384 5 km
Sua população estimada em 2014 pelo IBGE é de 31.171 habitantes.
Fonte & Fotos: Jornalista especializada no Turismo- Mariza O. Carvalho - Mtb/SC3547. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC