5 dicas de criação de conteúdo para melhorar seu marketing digital

Talvez você já tenha escutado que, na era da Internet, o conteúdo é rei. As empresas que conquistam mais relevância nas mídias digitais são aquelas que têm boas histórias para contar, que mostram um estilo de vida interessante e criam um diálogo significativo com o público.

É uma tendência fácil de se perceber nas iniciativas de comunicação digital das empresas conhecidas e com grandes orçamentos de marketing. Mas o que você pode fazer na sua empresa, mesmo que ela seja pequena, para a sua marca contar com conteúdo relevante e estratégico capaz de fidelizar clientes e converter vendas?

1) Saiba o que é importante para o seu público

É comum que as empresas tentem anunciar seus produtos e serviços nas redes sociais, mas é importante lembrar que o propósito das redes é o relacionamento. Para converter mais vendas, primeiro é preciso conquistar o público digital com um conteúdo variado, útil e interessante.

Combine dados de CRM com estatísticas das redes sociais para analisar o perfil dos seus clientes e seguidores, converse com algumas pessoas para ouvir opiniões e feedbacks. Tente identificar seu estilo de viagem preferido, procure entender por qual tipo de informação eles se interessam e de que forma você pode usar a sua expertise para oferecer conteúdo útil.

2) A internet valoriza conteúdo autêntico

Oferecer dicas de viagem no site da empresa é uma ideia ótima – se for feita do jeito certo. É uma forma de associar sua marca a um estilo de vida e construir um relacionamento com o público, inspirando e ajudando seus clientes a viajar. Porém só vale a pena lançar um blog da sua empresa se puder criar conteúdo original. Sites que apelam para artigos copia-e-cola da Wikipedia, roubam fotos e plagiam conteúdo de outros blogs se prejudicam no ranking do Google e queimam a reputação da marca (além de violar a lei de direitos autorais).

3) Aposte em parcerias para criar conteúdo original

Uma alternativa excelente para sua marca contar com conteúdo original e cativante para usar nas redes sociais é contratar blogueiros, fotógrafos e videomakers para criarem séries especiais (publicadas nos canais deles, com seu patrocínio) ou se tornarem colaboradores freelancers nos canais sua marca. Busque um criador de conteúdo que produza materiais de qualidade, com o estilo do seu público alvo, e dê liberdade criativa para ele. Não estamos falando simplesmente de terceirização da produção de conteúdo, mas sim de uma cocriação – um projeto a quatro mãos.

4) Qualidade na curadoria de conteúdo

Selecione bons artigos e vídeos para compartilhar nas redes sociais. Dê link para o site original (não copie o conteúdo no seu próprio site) e marque o perfil oficial do autor como forma de dar crédito. Se a sua página sempre compartilha conteúdo de alta qualidade, seus seguidores a reconhecerão como uma referência para se informar sobre viagens. Além disso, ao dar visibilidade para o conteúdo e crédito para o autor, você pode conquistar a simpatia de formadores de opinião e gerar mais engajamento nos seus perfis em redes sociais.

5) Gere assunto entre pessoas interessantes

Estabeleça relacionamento com pessoas que são admiradas pelo seu público-alvo para alcançar mais visibilidade e credibilidade. Escolha personalidades, blogueiros e criadores de conteúdo que compartilhem os valores da sua marca para experimentar seus produtos e serviços – se for algo realmente interessante para os seguidores deles, eles publicarão posts falando sobre o assunto.

Em todas as ações de marketing digital, lembre que o que você faz e publica diz muito sobre a sua empresa. Preze pela transparência e valorize o relacionamento com o público. Quando chegar a oportunidade da próxima viagem, seus seguidores lembrarão e darão preferência para comprar de quem eles admiram e confiam.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC