Turismo - Tríplice Fronteiras e Cataratas

Vamos falar do que é interessante saber para conhecer, quando estiveres por aqui:  O Marco das Três Fronteiras, ou Marco das Américas é um ponto turístico localizado entre as três fronteiras de cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este. Divisa territorial respectivamente entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai, região conhecida como Tríplice Fronteira.

É incrível, existem tantas pessoas que ainda não conhecem as maravilhas desse lugar, - mesmo estando tão perto, olha que a viagem tem muito mais a oferecer... Além das fantásticas Cataratas do Iguaçu.

O marco brasileiro, localizado no Porto Meira, foi inaugurado em 1903. O marco argentino situa-se à margem do Rio Iguaçu e o marco paraguaio ficam à margem direita do Rio Paraná. Os três formam um triângulo equilátero que fixa o limite territorial e a soberania dos três países, igualmente pintados com as cores nacionais, estabelecendo o limite territorial e a soberania dos três países fronteiriços.

O comércio da cidade argentina de Porto Iguaçu é mais formal do que no lado paraguaio. Há um grande cassino, e a cidade de Iguaçu tem o ar de balneário turístico. De manhã, tudo diferente no Paraguai: mais informalidade e mais movimento. Antes de atravessar a pé para o Paraguai, a jornalista Mariza Carvalho foi advertida por um vendedor de relógios e mais uma dezena de pessoas que não deveria atravessar a ponte com a câmera na mão.

A travessia de ponte foi tensa, mas era impossível deixar de trabalhar nela, ver o movimento, observar a beleza do Rio e ver o intenso comércio que lembra o Saara, no Rio de Janeiro, ou a Rua 25 de Março em São Paulo.

Os rios são um grande capital da fronteira tríplice. Atraem o turismo para as célebres cataratas do Iguaçu e fornecem energia para a usina de Itaipu. As cataratas do Iguaçu são o ponto central para turistas, mesmo os que vão apenas para compras. Num lugar onde passa tanta arma e droga e com um alto índice de homicídio, do ponto de vista do turista ocasional, os grandes perigos continuam sendo andar distraído pela Ponte da Amizade e alimentar os quatis no Parque do Iguaçu.

Com mais de 700 mil pessoas, as três cidades, a paraguaia, a brasileira e a argentina, só querem prosperar a beira dos fantásticos rios, abrindo um mundo de eletrodomésticos, perfumes e cosméticos. E é para o Paraguai, pela Ponte da Amizade, onde cerca de 40 mil pessoas transitam diariamente.

Considerada uma Zona de Interesse Turístico abrange uma região de aproximadamente 2.500 quilômetros quadrados, nas fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai. Veja alguns atrativos:

Cataratas do Iguaçu:



Quati - símbolo das Cataratas
Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência de imersão na natureza, através de uma caminhada em trilhas no meio da mata e a proximidade iminente da imensidão das quedas d’água do Rio Iguaçu.

As Cataratas do Iguaçu recebem anualmente mais de 1 milhão de visitantes, sendo mundialmente reconhecidas pela sua beleza. Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina (nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú), possui uma estrutura qualificada para o recebimento do turista, com centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, ônibus internos, passeios adicionais, lojas de lembranças, praça de alimentação e trilha de caminhada para acesso às quedas.

http://www.cataratasdoiguacu.com.br/

Parque das Aves:

O Parque das Aves é uma oportunidade de contato com aves de diversas regiões do Mundo, em um passeio que coloca o visitante dentro de viveiros durante uma caminhada que une o contato com a natureza e o conhecimento. Localizado próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves é um dos maiores parques de aves da América Latina, que além da exibição dos exemplares, também desenvolve projetos de conservação e procriação de algumas espécies.



http://www.parquedasaves.com.br


Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional:

A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é reconhecida como uma das maiores obras da engenharia moderna, sendo a maior usina hidroelétrica em produção do Mundo, e durante muito tempo, também foi a maior em tamanho. Uma construção monumental que hoje é um dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu, com um atendimento turístico organizado e um serviço qualificado, que conta com várias opções de atrações tanto nas áreas da engenharia, como na tecnologia, na natureza e no resgate histórico da região.
www.turismoitaipu.com.br

Porto Kattamaram:



As cores vívidas de um dia ensolarado, o deslumbrante pôr do sol sobre o lago de Itaipu e até incríveis noites de luar: muitas são as possibilidades de cenários em um passeio no barco Kattamaram. A nova atração do Complexo Turístico Itaipu reúne conforto e requinte para uma memorável viagem pelas belezas do reservatório da maior hidrelétrica do mundo em geração de energia.
https://www.turismoitaipu.com.br/pt/atracoes/porto-kattamaram

Atrativos Turísticos:

A atividade turística em Foz do Iguaçu é composta de vários segmentos. Seus dois ícones, as Cataratas do Iguaçu, eleitas, em 2011, como uma das Novas 7 Maravilhas da Natureza, e a Hidrelétrica de Itaipu, encantam qualquer visitante. Além desses atrativos, outras opções compõem a oferta turística. São atrativos naturais, culturais, compras, atividades esportivas e variadas que fazem com que o Destino Iguaçu seja destaque nacional e internacional.
Gastronomia:
A gastronomia de Foz do Iguaçu pode ser comparada à existente nos grandes centros turísticos do país. São modernos bares, restaurantes que possuem os mais variados tipos de pratos à disposição dos visitantes. Alguns estabelecimentos, principalmente os dos hotéis, possuem cozinhas internacionais. Existem opções de cozinha chinesa, japonesa, italiana, árabe, espanhola, entre tantas outras. Também nesse setor, a cidade é muito bem servida.

Produção/edição de texto/fotos: Jornalista Mariza Carvalho



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC