Cinco destinos para celebrar o Dia Nacional da Árvore

O Brasil figura entre os destinos turísticos mundiais mais procurados pela diversidade de suas matas, florestas, parques nacionais - inclusive urbanos -  e reservas biológicas. Muitas destas áreas são protegidas e consideradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Para marcar o Dia Nacional da Árvore nesta quarta-feira (21), a Agência de Notícias do Turismo irá apresentar algumas dicas de passeios para os amantes da natureza.
As Áreas de Proteção Ambiental, em sua maioria, são exploradas pelo ecoturismo e turismo de aventura. A Floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica, simbólicos pela diversidade biológica de cada região, estão entre os biomas nacionais mais contemplados com áreas de proteção abertas à visitação, desde pequenas unidades de conservação aos grandes parques nacionais.
De acordo com a demanda internacional, 15,7% dos turistas de outros países que desembarcaram no Brasil em 2015, a lazer, foram motivados pela natureza, ecoturismo e aventura.  Que tal de organizar e fazer parte deste grupo?
FLORESTA DA TIJUCA (RJ) - Localizada no coração do Rio, a maior floresta urbana do mundo ocupa 3.953 hectares de Mata Atlântica replantada pelo homem. É o parque mais visitado do Brasil com mais de três milhões de visitantes por ano. A floresta oferece desde áreas de piquenique e churrasco até voo livre, escalada, trilhas e cachoeiras. Entre os cartões postais, destacam-se o Morro do Corcovado, com a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea, o Parque Lage e as Paineiras. O Parque Nacional da Tijuca apresenta 1.619 espécies vegetais como angico, quaresmeira, embaúba, paineira, ipê-amarelo, jequitibá, cedro, juçara, copaíba e pau-ferro entre outras.
Crédito: Divulgação Embratur
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇÚ (PR) – As Cataratas do Iguaçu estão entre os principais atrativos turísticos naturais do planeta, na tríplice fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai. O parque abrange 14 municípios do Oeste do Paraná com área de 169.695 hectares de Mata Atlântica. O parque recebeu da UNESCO o título de Patrimônio Natural da Humanidade.  As passarelas levam os turistas até as quedas de água. Os visitantes dispõem, ainda, de elevador panorâmico, sobrevoo nas Cataratas e passeios de barco. Além das exuberantes cataratas, outros atrativos são o Centro de Visitantes, Zoológico, Parque das Aves, Trilhas do Poço Preto e das Bananeiras, Salto do Macuco e Praça Santos Dumont, um dos defensores da criação do parque.

CHAPADA DIAMANTINA (BA) – O Parque Nacional da Chapada Diamantina, no centro da Bahia, tem área de 152 mil hectares, onde nascem os afluentes dos rios Paraguaçu, Jacuípe e Contas. Os turistas encontram dezenas de cachoeiras de águas transparentes, corredeiras e piscinas naturais. A exuberância da vegetação revela espécies da caatinga semiárida e da flora serrana. A Chapada Diamantina abriga 24 municípios como Lençóis, cidade histórica do ciclo da exploração de diamantes na região.
Crédito: Divulgação Embratur
CHAPADA DOS VEADEIROS (GO) – A Chapada dos Veadeiros é uma das Áreas Protegidas do Cerrado que, juntamente com o Parque das Emas formam outro Patrimônio Mundial da UNESCO. O parque tem 65.514 hectares nos municípios de Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. No parque já foram identificadas 1.476 espécies de plantas das 6.429 existentes no cerrado. Além das trilhas e belas cachoeiras, há diversas atrações turísticas no entorno como o Vale da Lua (formação rochosa esculpida pelo rio São Miguel com aspecto "lunar"). O turismo místico na região é atribuído as exuberantes paisagens, concentração de energia pela afloração de quartzo e alinhamento com o paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu, no Peru.
Crédito: Divulgação Embratur
FLORESTA AMAZÔNICA (AM) - A Selva Amazônica cobre 5,5 milhões de quilômetros quadrados dos 7 milhões de quilômetros da bacia amazônica.  A maior parte da floresta está no Brasil (60%) seguida pelo Peru (13%). O restante fica na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. A maior floresta tropical do planeta concentra a maior biodiversidade do mundo. A Floresta é cortada pelo Amazonas, maior rio do mundo em volume de água. No encontro com o rio Negro, em Manaus, o Amazonas forma um raro espetáculo para os turistas: o encontro das águas barrentas e escuras que não se misturam. Manaus e Belém são as duas metrópoles amazônicas.
CURIOSIDADE - A árvore mais antiga do Brasil é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Os índios cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para o plantio. A castanheira é a árvore símbolo do Norte. A carnaubeira, simboliza o Nordeste e o ipê amarelo, o Centro-Oeste. Já o pau-brasil é a árvore símbolo do Sudeste e o Sul tem como símbolo a araucária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC