XI Fórum de turismo da Abrajet\SC em Canoinhas - Santa Catarina

PORTAL DE CANOINHAS:

Com intuído de divulgar as mais variadas regiões turísticas que apresenta o estado de Santa Catarina no seu potencial turístico, foi realizado nos dias 1º a 4 de Dezembro de 2016 na região dos Caminhos do Contestado / Vale do Contestado no Planalto Norte de SC que abraça os municípios de Itaiópolis, Mafra, Três Barras, Canoinhas, Irienópolis e Porto União,- O XI Fórum de Turismo da Abrajet/SC Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo.

Na ocasião os jornalistas chegaram a cidade de Canoinhas onde ficaram hospedados nos respectivos hotéis parceiros, como Hotel Petry Plaza Hotel, Hotel Plaza Santa Catarina e Hotel Flex. Logo à noite para o primeiro encontro entre colegas e parceiros do Fórum, reuniram-se no centro de Canoinhas nos Doces e Fricotes, restaurante e confeitaria com opção para café colonial.


No segundo dia a programação em ritmo de Famtur foi para o município de Itaiópolis, onde visitaram o centro histórico e cultural da cidade, Alto Paraguassu e almoço.


Prosseguindo programação do dia, seguiram para outro município desta vez para Mafra, onde puderam conhecer e contemplar o Cempálio Museu Arqueológico da Universidade do Contestado Museu da terra e da vida - UNC.



Seguindo pelas terras do Planalto Norte Catarinense, conhecemos a Ervateira Dranka - Erva Mate Canoinhas “para quem cultiva a tradição de um bom chimarrão” muito saboroso. Dando seguimento, os jornalistas foram conhecer a Cervejaria Canoinhense, (Loeffler) a mais antiga do Brasil, a cerveja artesanal seguindo a lei da pureza Alemã funciona desde 1908.

Cervejaria Canoinhense, (Loeffler)
Proprietária  da Cervejaria Canoiense, senhora Gerda.
A noite realizou-se a abertura oficial do Fórum no Plenário da Câmara Municipal de Canoinhas, estiveram presentes Autoridades, Diretoria da Abrajet/SC, trade e convidados. No decorrer do encontro, prestigiamos a apresentação em Data - Show dos Municípios (Caminhos do Contestado)  e um espetáculo teatral remetendo os passos de João Maria, personagem importante na historia das guerras do contestado.

Abertura do Fórum da Abrajet/SC

Troféu Amigo da Abrajet/SC homenageia secretário de turismo do (Caminhos do Contestado) Marcelo Tokarki.

O dia termina, começa a noite, jornalistas vão rumo a confraternização no Restaurante e Pizzaria Portal ( localizado no trevo Br 280) em Canoinhas-SC.

Terceiro dia do encontro Abrajeteano, rumo ao Hotel Santa Catarina para reunião interna, com pautas a discutir e pontuar. Na sequencia segue o tur para o próximo município Porto União, - conhecida como cidade amiga, cito aqui alguns atrativos como a Estação Ferroviária, Castelinho, Praça do Contestado, Salto do Rio Bonito, Monumento ao Tropeiro, Mirante Arno Diekel, Gruta do Maratá, Mirante Morro da Cruz, Praça Hercílio Luz. Com um maravilhoso almoço no Recanto Belo Vista. Pousada Bela Vista- Sta, Cruz do Timbó (Porto União).
                                                             Monumento ao Tropeiro
                    Trem a Vapor conhecida como Chaleira - Museu de Três Barras / Patrimônio Histórico, encontra-se na antiga Estação Ferroviária - (estação da RFF-SA rede ferrovia federal).

 
Portal Turístico José Tarlombani, ponto de entrada em Porto União

Pousadas Recanto Bela Vista - 

Logo a tarde, segue o tur pela região- Irineópolis-SC  com visita no Casarão Amarelo para conhecer o Museu Cel. Joaquim Domit, Fonte Caymée- Estância Hidromineral Aguas de Valões onde ao entardecer festejamos e confraternizamos a passagem de 2016 na bela pousada com um café colonial espetacular ao som de muita musica dirigida por  artista Paco Gaitista.


Jornalistas Lucio Colombo com proprietário, jorn. Mariza Carvalho com a proprietária, Léa Luiza Corrêa e o Presidente da Abrajet/SC Evandro Novak.


Posso dizer que depois de viver esta experiência, cada dia me convenço que este estado tem os produtos turísticos certos, não falta povos étnicos, costumes e tradições por aqui, - eclético e contextual o povo que construiu este estado, está de parabéns!
Jornalista Mariza Carvalho


Comentários

  1. Linda reportagem, Mariza! - Texto muito bem redigido e a página diagramada de acordo com a ordem cronológica dos acontecimentos. Parabéns e muito obrigado pela consideração e apreço. Forte Abraço, do seu colega e amigo, Lúcio Luiz Colombo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é importante! Deixe seu comentário:

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC