Rota das Emoções, aventura, natureza e cultura para se emocionar

Você já se imaginou percorrendo três estados do nordeste brasileiro em um circuito de turismo que integra natureza, aventura e cultura, pois isto é possível através do projeto-, "A Rota das Emoções"  parece ter tudo isso, e muito mais! Vamos conferir?
A jornalista e fotógrafa Mariza Carvalho recebeu o convite,vai conferir de perto e trazer para vocês, além das fotografias, dicas dos roteiros, valores e os serviços que oferecem para que você (turista) aproveite o máximo quando for montar o seu pacote de viagens. Embora...




ROTA DAS EMOÇÕES

Rota que integra as principais atrações turísticas do Ceará, Piauí e Maranhão. Ponto alto: : o Parque Nacional de Jericoacoara (Ceará), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (Piauí) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (no Maranhão).

Tripla dose em emoção com muita aventura, praia e ecoturismo. Assim é a Rota das Emoções, envolvendo paraísos naturais como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

A Rota das Emoções, roteiro que liga três estados do Nordeste brasileiro, Ceará, Piauí e Maranhão, apresenta ecossistema variado, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do surf, windsurf, kitesurf, entre outros esportes náuticos. Toda a Rota das Emoções é envolta em muita aventura e a região bastante conservada virou roteiro obrigatório para os amantes do ecoturismo,do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre.

Este roteiro integrado é resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização – 1ª edição, implementado pelo SEBRAE e Ministério do Turismo. Desde 2005, lideranças locais, empreendedores e entidades trabalham unidos para o desenvolvimento integrado desta região. O SEBRAE tem trabalhado as comunidades ao longo da Rota das Emoções, valorizando sua cultura ensinando-lhes sobre a importância desse potencial turístico que é também uma forma de desenvolvimento das comunidades e sustento nos mais diversos ramos do turismo, sempre com um olhar na sustentabilidade e competitividade do produto no mercado nacional e internacional. Todos esses esforços contribuíram para que a Rota das Emoções, em 2009, fosse eleita o Melhor Roteiro Turístico do país, concedido pelo Ministério do Turismo, durante o 4º Salão do Turismo, maior evento turístico da América Latina.


Visão de Futuro da Rota das Emoções

Ser um destino sustentável de referência nacional e internacional pelos seus produtos únicos, diferenciados, que integra natureza, aventura, esportes relacionados com vento e água, e cultura, num cenário de sol e praia.



Princípios Básicos da Rota das Emoções

Compromisso com o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas.

Fortalecimento da governança local.

Efetivação do processo de integração em todas as instâncias.

Vivência de uma experiência de grande significado ao turista.

Observância das políticas públicas nacionais, estaduais e municipais, voltadas para o turismo.


Municípios da Rota das Emoções

Araióses, MA

Barreirinhas , MA

Barroquinha, CE

Cajueiro da Praia, PI

Camocim, CE

Chaval, CE

Cruz, CE

Ilha Grande, PI

Jijoca de Jericoacoara, CE

Luis Correia, PI

Parnaíba, PI

Paulino Neves, MA

Santo Amaro, MA

Tutóia, MA


DISTÂNCIAS PERCORRIDAS DE ÔNIBUS/VAN NO ROTEIRO 

Fortaleza a Jericoacora (CE)- 300 km

Jericoacora (CE) a Barra Grande (PI) – 175 km

Barra Grande a Parnaíba (PI) – 70 km

Parnaíba (PI) a Barreirinhas (MA) – 200 km

Barreirinhas a São Luís do Maranhão (MA) – 320 km






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC