E falando de turismo

Bom Senso

 
     Certa vez, o Filósofo Francês René Descartes afirmou que o bom senso deveria ser a coisa mais bem repartida neste mundo, já que mesmo aqueles que são difíceis de agradar não costumam desejar mais do que o bom senso que têm. 
      
     É claro que Descartes estava fazendo ironia. Trocando em miúdos, o que ele realmente queria dizer  que todo mundo acha que está sempre com a razão,não importando quão errado esteja. Isso é próprio do ser humano. E, principalmente, do turista. 

     Como Já vimos, o turismo é, antes de tudo uma pratica social e educativa. Uma excursão,um passeio, uma visita a um museu ou a um restaurante são situações em que é muito provável  ocorrem conflitos entre tantos e tão disparatados "bons sensos". 
Não podemos nos esquecer que as pessoas compram os pacotes turísticos pensando como adultos, mas embarcam raciocinando - e agindo- como crianças. Caberá ao profissional de turismo, ou guia, então, tomar a frente da situação, impondo, sempre que necessário, o próprio bom senso. 

O Guia
    
     Exatamente ele, exerce uma atribuição e administra as insatisfações dos turistas, buscando soluções para qualquer problema que interfira no bem -estar do grupo sob sua responsabilidade, porque é o líder e deve agir como tal. 
    
Mariza Carvalho


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC