BRASIL SE PREPARA PARA A TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS

Estados da Região Nordeste estão com grandes expectativas e já têm garantido o atracamento em seus portos 


A temporada 2018/2019 de cruzeiros no Brasil já começou. As escalas dos navios levarão turistas para conhecer alguns dos destinos mais desejados do Brasil. Entre eles, estão alguns destinos do Nordeste, como Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas. Para a presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, o Brasil é um mercado com extremo potencial para cruzeiros marítimos.

“Temos uma costa linda e repleta de atrativos para os mais vários tipos de viajantes, e precisamos aproveitar melhor esse potencial. Tivemos alguns avanços, como o Decreto Presidencial número 9.500, que alterou de 90 para 180 dias a validade do visto dos profissionais que trabalham em navios em viagem de longo curso. O governo entende que o setor inclusivo, gera emprego e renda”, afirma a presidente.

O Porto de Cabedelo, no litoral norte da Paraíba, um dos destinos que contará com sucesso na temporada, voltará a entrar na rota dos cruzeiros marítimos a partir do dia 8 de fevereiro de 2019, quando ocorrerá o primeiro de 26 atracamentos que estão previstos para o verão no País. A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, comemora: “A previsão é de que passem pelo estado cerca de 13 mil cruzeiristas, fora a tripulação. Esse público é visto com boas expectativas, já que eles têm a oportunidade de conhecer os atrativos do local. Toda a cadeia turística é beneficiada, como bares, restaurantes, nossos postos de artesanatos”.

A última temporada de cruzeiros marítimos no Porto de Cabedelo aconteceu em 2012, segundo informou Ruth Avelino. “A atividade é importante não só para a Paraíba, mas para todo o País”, disse a presidente da PBTur. Ao todo, foram 14 atracações que levaram para a Paraíba mais de 15 mil turistas.

Dados do setor

Na última temporada (2017/2018), cerca de 420 mil pessoas viajaram de navio no Brasil, um crescimento de quase 17% em comparação ao período anterior. Dos mais de 470 mil turistas que fazem cruzeiro no País, 20% são estrangeiros. De acordo com a CLIA Brasil (Cruise Lines Internacional Association), entidade que representa o setor, cada navio pode gerar 4 mil empregos. Entre 2017 e 2018, foram gerados 27.748 empregos, quase 10% a mais que em 2016/2017, com os sete navios que estiveram na costa brasileira.

A temporada 2018/2019 de cruzeiros no Brasil, que começou esta semana e termina em abril, terá sete navios de cabotagem, com viagem com início e fim nos portos nacionais, e 29 embarcações de longo curso, com escalas no País. Em média, os navios permanecem 120 dias em operação. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC