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O que tem haver vinhos, cultura e turismo?

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Exposição dos vinhos portugueses no Hotel Sofitel - Florianópolis O vinho carrega consigo tradição milenar e com ele um legado, uma história de um lugar. Quando tomamos vinho olhamos no rótulo a procedência, safra, vinícola, região.  Aguça a vontade e a curiosidade de saber sua origem. E tudo isso está na informação que traz o rotulo, indicando o produto, lugar, época, ano e origem. Vinhos produzidos artesanalmente, vinhos industrializados e assim por diante. Mas aqui estou pontuando mais que isso! O carinho e o cuidado, o processo de elaboração com história e tradição.  Algumas bodegas tipicamente familiares, e isso vêm a ser determinante na escolha.  Um bom apreciador conhece a finco do que se trata. O vinho é gerador de entradas e divisas, promove e alavanca a economia apontando um leque de oportunidades para Importadores e exportadores. E esta economia também se vê no turismo. Turismo de eventos, Turismo de pesquisa, turismo rural, turismo gastronômico. Quem não gostari

AEP com oito empresas portuguesas na maior feira de vinhos da América Latina

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A Sra. Maria Helena B. C. Ramos - Diretora de serviços a empresas internacionais,  jornalista Mariza Ortiz Carvalho e Rui Rodrigues Diretor responsável pela promoções externa. A AEP - Associação Empresarial de Portugal assegura a participação coletiva de oito empresas portuguesas na maior feira de vinhos da América Latina, a ExpoVinis, que abriu em São Paulo, no Brasil, no passado dia 26 de Abril de 2011. O certame prolonga-se até ao próximo dia 28 de Abril e deverá atrair cerca de 17 mil visitantes profissionais, que apreciarão a oferta de mais de 350 expositores. Entre elas contam-se as quintas Seara D’Ordens, do Pinto, de Cottas e do Piorro, a Diogo Cão - Casa Agrícola, a Durham Agrellos, a Casa de Sarmento e a Mundifoods, que partilharão o espaço da representação portuguesa organizada pela AEP. Depois da ExpoVinis, estas oito empresas apresentar-se-ão, de novo, associadas, na mostra de vinhos e produtos alimentares portuguesas que a AEP promove noutra cidade brasileira, F

Mostra de vinhos portugueses em Florianópolis

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A convite da AEP- Associação Empresarial de Portugal, pude conferir e  degustar os excelentes vinhos  e produtos das diferentes regiões de Portugal. O Evento foi realizado no Hotel Sofitel, cidade de Florianópolis-SC, no dia 29 de Abril de 2011 dessa sexta feira passada, com horário das 15 as 19 h. O Evento contou com o apoio e organização da AEP - Associação associação Empresarial de Portugal. Edição Turismo daqui para o mundo

Ações para recuperar pontos turísticos

Secretaria de Turismo da capital já mapeou praças, mirantes e outros espaços que precisam de restauração A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis planeja uma série de melhorias e revitalizações dos pontos turísticos da cidade. A primeira etapa das ações, um levantamento fotográfico de praças, mirantes e outros pontos, já foram concluídos. Agora, de acordo com o secretário adjunto, Carlos Alberto Pereira da Silva, será verificado a situação de cada patrimônio municipal do ponto de vista legal. “Muitas praças e espaços públicos estão cedidos a permissionários e parceiros, e caberá a eles cuidar da limpeza e conservação”, revela Silva. Um desses pontos é o Mirante do Morro da Cruz que, segundo ele, vem sofrendo uma revitalização. “O espaço já está sendo limpo e, quanto ao restaurante abandonado, estamos desapropriando o antigo permissionário e procurando um novo parceiro”. A expectativa é que a cidade fique mais organizada e limpa para receber tu

Santa Catarina receberá mais um prêmio pelo turismo

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Santa Catarina recebe mais um título no cenário turístico brasileiro. O Estado foi escolhido como melhor destino turístico nacional pela revista Brasil Travel News, publicação com tiragem mensal de 45 mil exemplares. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, recebeu o premio na cidade de São Paulo. Há 26 anos a publicação entrega o prêmio “Os Dez Mais do Turismo”, no qual são premiadas empresas e pessoas que se destacaram no setor de turismo durante o ano de 2010. O júri, formado por personalidades do setor e por jornalistas, avalia desempenho comercial, capacidade de inovação, criatividade e sucesso nas realizações.   A revista Brasil Travel News, distribuída no Brasil e presente nas principais feiras e eventos de turismo do mundo, é focada em destinos nacionais e internacionais, turismo de lazer e de negócios, automobilismo e variedades.   Edição Turismo daqui para o mundo

Vinhos na América do Sul - Conhecendo um pouquinho mais

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Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, em todos estes países temos produção de vinho . Primeiramente falaremos dos vinhos criados na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai, deixamos de lado no momento os demais países pelo fato de que a produção de vinho não tem a qualidade e a expressão destes quatro, isto não determina que em alguma safra em determinado momento o Peru, a Venezuela ou algum outro não obtenham um vinho digno de prêmios. Porém a realidade puramente geográfica faz com que as uvas viníferas nestes países não tenham a melhor evolução para dar vinhos melhores, as uvas utilizadas na elaboração de vinhos não se adaptam a temperaturas extremas, a invernos muito frios ou a verões muito quentes. Para que o ciclo natural se cumpra, a parreira terá de ter temperaturas baixas no inverno que progressivamente aumentem durante seu ciclo vegetativo acompanhada de boa insolação. O ciclo da videira, H

A Cultura do vinho, a herança do cultivo, apreciação e sua diversidade

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Como um símbolo cultural o papel do vinho tem evoluído ao longo dos tempos, mudando de uma importante fonte de nutrição para um complemento cultural da comida e do convívio, compatível com um estilo de vida saudável. A arte da viticultura também evoluiu, mas um princípio que não mudou é a tradição do vinho tende a estar associada à gastronomia, história, produtos locais de qualidade e ambientes sociais. A apreciação cultural de forma geral de vinhos, reflete a diversidade das experiências e hábitos culinários no mundo. O através do vinho como parte da identidade cultural da cada região, é que de identifica hábitos e costumes da comunidade, da etnia e de um lugar. Promover o consumo moderado também faz parte desse hábito, dessa cultura. Portanto deixe seu coração mais feliz e desfrute da companhia de uma boa taça de vinho entre família e amigos. Edição Turismo daqui para o mundo