Postagens

Mostrando postagens de Junho 5, 2011

Apoio para os profissionais

Imagem
Estande no 6º Salão do Turismo vai mostrar, aos profissionais da área, as diversas oportunidades do setor
Brasília, DF – Já começaram os preparativos para o 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, e as novidades estão surgindo. Uma delas é que o Ministério do Turismo (MTur) vai disponibilizar um estande para os profissionais de turismo. No Espaço do Profissional, serão apresentadas as principais oportunidades para eles: qualificação em diversas áreas, apoio à comercialização, visibilidade, acesso a linhas de crédito e a novos mercados são algumas delas. O estande será destinado a novos empreendedores, consultores, empresários, prestadores de serviços, entre outros. O sistema de cadastro de prestadores de serviços do MTur (Cadastur) é o principal meio de acesso para essas oportunidades. Para participar de diversos programas, projetos e ações, os profissionais precisam estar inscritos. Por isso, o estande vai estimular também a adesão no Cadastur. O estande vai incluir 15 estações de ate…

MTur lança nova classificação hoteleira e prevê adesão de 60% até 2014

Imagem
Ministro Pedro Novais assina a portaria que institui a nova classificação hoteleira (SBClass)

O ministro do Turismo, Pedro Novais, acaba de assinar oficialmente a nova classificação hoteleira, depois de meses de estudos em parceria com o Inmetro. A nova metodologia, chamada de Sistema Brasileiro de Classificação (SBClass), usará o símbolo da estrela e seu uso será facultativo. "Existem hoje entre 12 mil e 15 mil meios de hospedagem no Brasil que estão aptos a requerer a avaliação. Acreditamos que até 2014 cerca de 60% desses hoteleiros devem aderir ao modelo", afirmou o ministro.
Ele citou os três maiores benefícios da nova classificação: "Aqueles que optarem pela adesão vão aparecer no material de divulgação oficial da Embratur; terão mais credibilidade e poderão citar em sua publicidade os nomes do MTur e Embratur em seus selos e marcas", disse. As informações sobre o novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem já est…

FTN - Fórum de Turismo de Negócios

Imagem
                            Atravesse fronteiras e abra as portas para novos negócios: Empreendedores das grandes marcas e produtos do Brasil e do mundo, assim como importadores e exportadores, se reunirão nos dias 7, 8 e 9 de novembro, em Florianópolis, para o FTN – Fórum de Turismo de Negócios. O evento busca reunir não apenas as empresas diretamente ligadas ao turismo,mas também a indústria da moda, saúde, beleza, o setor imobiliário, tecnológico, entre outros, afim de estimular o turismo de negócios e garantir o network necessário entre os participantes para fechar acordos na compra e venda de produtos ou serviços. Serão ministradas, durante os três dias do Fórum, palestras com convidados internacionais que abordarão hotelaria, marketing, investimentos, importação e exportação, moda, saúde, tecnologia, fontes de energia, sustentabilidade e ecologia. Os temas serão trabalhados de forma que os participantes possam entender como aplicar o Turismo de Negócios em cada ramo de interesse. …

Campanha Curta Santa Catarina de Verdade pretende estimular o turismo interno

Imagem
Está em circulação, desde a última semana, a campanha Curta Santa Catarina de Verdade, lançada pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e pela Santur. A campanha tem como intuito incentivar os catarinenses a conhecerem o Estado durante a baixa temporada.

Comerciais de televisão e anúncios em jornais pretendem atrair os catarinenses para o turismo interno. Como estratégia para incentivar a circulação na baixa temporada, hotéis participantes da campanha oferecerão descontos de 30% até cerca de 70% nas diárias. "Muitas vezes as pessoas têm vontade de viajar, conhecer uma cidade próxima, mas não o fazem por falta de dinheiro. A intenção de todos os envolvidos nesta campanha é proporcionar uma oportunidade aos catarinenses para que conheçam o seu Estado e sintam orgulho de pertencer a ele", afirmou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, César Souza Junior.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) o setor …

Santa Catarina avança nos preparativos para realizar o TravelMart Latin America em Setembro

Imagem
O TravelMart Latin America – maior evento de negócios de serviços turísticos da América Latina – que ocorrerá de 11 a 13 de Setembro, no CentroSul, em Florianópolis, está sendo preparado intensamente por Santa Catarina. Na tarde da última quinta-feira, 09 de junho, uma reunião na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) expôs as ações que serão desenvolvidas com as Secretarias Municipais de Turismo e com os Conventions & Visitors Bureau.
O evento, que está na 34ª edição, trará cerca de 300 compradores (operadores de turismo), vindos principalmente dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Canadá; e reunirá mais de 500 fornecedores de serviços turísticos de toda a América Latina, principalmente do Equador, Chile, Peru, Brasil, Costa Rica e Argentina. Durante o evento, os compradores realizarão cerca de 40 encontros pré-agendados com os fornecedores.
A reunião tratou dos pré e post-tours por roteiros turísticos catarinenses, que serão oferecidos aos compradores e…

Exposição celebra culto ao Divino Espírito Santo - UFSC

Imagem
Junho é mês de celebração do culto ao Divino Espírito Santo, que permanece como a mais marcante herança cultural dos povoadores açorianos para a religiosidade do povo catarinense. Do peditório e das novenas, à coroação do plebeu e aos cortejos, a Festa do Divino Espírito Santo é a expressão mais viva desse misticismo cultural onde o sagrado e o profano se encontram e onde as classes sociais se igualam por pelo menos três dias.  A exposição Culto ao Divino Espírito Santo, que a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC inicia a partir de hoje (1º) até o dia 15 de julho no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos é uma oportunidade de conhecer todos os aspectos desse ritual coberto de mistérios e simbolismos que liga o litoral catarinense a Açores.
Fotografias, trajes, objetos em cerâmica, indumentárias e alfaias compõem com heterogeneidade de linguagens essa mostra em reverência à Festa do Divino, que para as comunidades açorianas mais tradicionais é um acontecimento religioso tão ou …

Divino Espírito Santo

Imagem
A festa do Divino Espírito Santo teve sua origem em Portugal, e foi estabelecida pela Rainha Izabel, casada com o Rei D. Diniz, por volta do século XIV. O culto em louvor ao Divino Espírito Santo, celebrado principalmente na Ilha de Santa Catarina e nos municípios litorâneos, é uma tradição secular transmitida pelos açorianos que chegaram em Florianópolis no século XVIII. A tradição da festa do Divino, iniciada no século XVIII, e desde então realizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo, foi retomada anualmente a partir de 1994, na Praça Getúlio Vargas, local em que sempre foi feita. Inicialmente, o interesse da IDES era o de reintroduzi-la, com suas barraquinhas e folguedos, nos costumes da comunidade central de Florianópolis, e a propagação do culto ao Divino Espírito Santo. Dada a sua evolução e repercussão, atualmente, a IDES/PROMENOR tem na Divina Festa do Divino, um pilar de sustentação financeira, para a manutenção dos programas de atendimento oferecido a 1100 crianças e adole…
Imagem
Bariloche e as outras principais cidades do sul da Argentina devem ficar isoladas pelo menos até domingo devido aos efeitos das cinzas do vulcão chileno Puyehue no espaço aéreo e nas estradas que ligam a região da Patagônia ao restante do país.

A informação foi dada por um comitê de emergência criado para administrar as consequências do vulcão, do complexo Puyehue-Cordón Caulle, que entrou em erupção no sábado e espalhou cinzas por Argentina, Paraguai e Uruguai. Cidades como Bariloche, San Martín de los Andes e Villa Angostura sofreram, nesta terça, cortes de luz e de água. Autoridades locais disseram que o peso das cinzas caiu sobre os fios de alta tensão e sobre casas e hotéis, afetando o abastecimento de energia e os serviços de água e telefonia. “A situação está sob controle. No entanto, temos que levar água de porta em porta para cada morador, principalmente em Villa Angostura, a mais afetada”, disse o governador da província de Neuquén, Jorge Sapag, à imprensa local. As aulas foram …

Doces de Pelotas- Patrimônio Cultural da Humanidade

Imagem
                                             Pelotas - Capital Nacional do Doce

Barão da Baronesa



A importância do doce na definição cultural da cidade é tão acentuada que desde 1986 realiza-se a FENADOCE – Feira Nacional do Doce – contando, hoje, com a visitação de mais de trezentas mil pessoas.

A grande expansão das charqueadas fez com que Pelotas fosse considerada a verdadeira capital econômica da província, vindo a se envolver em todas as grandes causas cívicas" (VAROTO, Renato Luiz Mello e SOARES, Leonor Almeida de Souza. Lendo Pelotas. 3ªed. rev. e ampl. Ed. Universitária UFPel, Pelotas, 1997, p.37).

É exatamente em torno dessas charqueadas que se desenvolveu a doçaria que viria a consagrar a arte do manejo do açúcar que, ao contrário do

Charqueada São João


afirmado por alguns, não se opôs ao sal: completaram-se. Sal e açúcar marcaram definitivamente a cultura pelotense.

"Pelotas pode ser considerada, enfim, sem nenhum exagero, a terra do doce, do mesmo modo que …

Rota do Charme na Expotchê

Imagem
Mário Quintana (1906-1994), conhecido como o “poeta das coisas simples”, cultivava o hábito de saborear um quindim enquanto tomava seu café preto. Inspirada nessa simplicidade, a doceria gaúcha Rota do Charme, participante pela terceira vez da Expotchê, tem como tema deste ano “Quindim Quintana - o doce poeta!”. Durante a feira, serão comercializados, além dos doces, livros de bolso e poesias do poeta. Há dois anos na comercial da 314 sul, em Brasília, a Rota do Charme é uma loja especializada em doces tradicionais do Sul do País. Suas receitas trazem segredos de gerações, que, ao mesmo tempo, agregam a modernidade gastronômica à simplicidade dos seus ingredientes. Devido a essa qualidade e dedicação, a doceria tornou-se extensão do Rio Grande do Sul no Planalto Central. Recentemente, a empresa foi eleita pelos organizadores da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) como a Embaixada Oficial da Fenadoce em Brasília. Para a 17ª edição da Expotchê, que será realizada no período de 5 a 14 de jun…

Congresso de Turismo discutirá importância de eventos

O impacto de grandes eventos como carnaval, Copa do Mundo, e a potência da do turismo gastronômico dentro da economia brasileira serão mote para as discussões do 6º Congresso Brasileiro de Turismo, que traz como tema central "Grandes eventos sobre a ótica do Turismo". Promovido pelo grupo Ser Educacional, via Faculdade Maurício de Nassau, o evento acontece entre os dias 9 e 11 de junho, no Centro de Convenções, em Olinda.


O congresso contará com mais de 15 palestrantes de todo o Brasil, entre os quais o coordenador do Comitê Paulista da Copa de 2014, Caio Luiz Carvalho, o escritor André Fischer, criador do site Mix Brasil, um dos principais portais destinado à comunidade GLBTT, o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes e do secretário de Turismo do Recife, André Campos, e o chef de cozinha Douglas Van Der Ley, eleito pela revista Contigo! Uma das 100 celebridades maios influentes do Brasil.


As inscrições estão abertas e podem ser feitas no www.bjfeirasecongressos.com…

Agentes vão à serra catarinense levados pela Foco e Gol

Imagem
A convite do Secretário de Turismo e Cultura de Videira, Santa Catarina, Clemir Schmitt, a operadora de turismo Foco está levando um grupo de agentes de viagens para um famtour à Rota da Amizade, na serra catarinense, durante quatro dias. O grupo será hóspede do hotel Verde Vale e visitará a cidade de Fraiburgo (com almoço no hotel Rennar), realizará tour ao Vale da Uva e do Vinho, Treze Tílias com almoço na Mini Cidade - Parque Lindendorf, visita ao Parque dos Sonhos. O grupo também ficará hospedado no Thermas Piratuba park com um tour a esta região. A Foco Operadora conseguiu, através de Breno Dornelles Pahim, o apoio da Gol Linhas Aéreas para realização desse Programa de Capacitação. "Viagens com estas são importantes para capacitar nossa equipe e clientes para melhor atender nossos clientes com informações precisas e atualizadas, afirma os diretores da Foco Operadora, Antonio Neto e Dioclécio Vitor. O grupo será formado por, Antonio Raulino Neto - r…
Imagem
Desconto nas diárias de hotéis pode chegar até 70% Campanha lançada na última semana, visa combater a sazonalidade, oferecendo diárias econômicas para os catarinenses viajarem dentro do próprio Estado
               Dezenas de hotéis associados à ABIH-SC já estão com suas ofertas dentro da campanha promocional que visa reduzir a sazonalidade na baixa temporada. Numa iniciativa da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e a Santur, com apoio da ABIH-SC, a campanha promocionalCurta Santa Catarina de Verdade,quer incentivar o turismo entre os próprios catarinenses nesta temporada de inverno. Para isso os hotéis vão oferecer diárias com descontos que vão de 30% até 70%. “É importante que tenhamos a adesão do maior número possível de hotéis para atender a demanda de turistas que deverão ser atraídos pela campanha” aposta João Eduardo Amaral Moritz, presidente da ABIH-SC. Ele lembra que hoje o turismo já representa 13% do PIB catarinense, sendo fator importante na economia do Estado, e funda…

ABEOC participa de Feira Internacional no Uruguai

Imagem
Apresidente da ABEOC, Anita Pires, estará presente na FIEXPO LATINOAMERICA – a única Feira Internacional do mercado de Reuniões e incentivos para a promoção da infraestrutura e serviços na América do Sul, América Central, Caribe e México.

 A FIEXPO começa nesta quarta-feira e segue até o dia seguinte (9/6), no Centro de Convenções do Hotel Conrad, em Punta del Este, Uruguai.

"É mais uma oportunidade para a ABEOC representar o Brasil e junto com nossos parceirosbuscar o espaço de liderança que o país precisa ocuparno mercado de evento de nosso continente", afirma Anita. Para o assessor internacional da FIEXPO e Presidente da ICCA – Asociação Internacional de Congressos e Convenções, Arnaldo Nardone, "é muito importante para nossa região a existência de feiras como FIEXPO LATINOAMÉRICA, que são geradoras de negócios que proporcionam um maior ingresso de divisas em nossos países". A FIEXPO reunirá osprincipais destinos para turismo de reuniões, incenti…
Imagem
Hotel Blue Tree convida para passeio em Curitiba no feriado de Corpus Christi Além das tarifas especiais, hotel presenteia hóspedecom passeio pela cidade
Os turistas que desejam passar alguns dias em Curitiba e aproveitar os dias de descanso prolongado do feriado de Corpus Christi podem optar pela tarifa especial do hotel Blue Tree Towers Curitiba. Para o período entre os dias 22 a 26 de junho, o hotel oferece diárias em apartamento standard duplo a partir de R$ 175,00, com cortesia de café da manhã no restaurante St. Michel. Além da tarifa especial, o Blue Tree Towers Curitiba ainda presenteia o hóspede com dois tickets que dão direito a passeios no ônibus da Linha Turismo, que percorre os principais pontos turísticos da capital paranaense. A cortesia e a tarifa especial são válidas apenas para o período do feriado. Reservas e mais informações pelo telefone (41) 3017 1090 ou pelo e-mailreservas.curitiba@bluetree.com.br BLUE TREE TOWERS CURITIBA
Endereço:Rua Lamenha Lins, 71 - Batel - Cu…