Conhecendo a Serra Catarinense

Fotos/divulgação
Localizada a menos de 100 km do litoral, a serra catarinense é a única região do Brasil em que neva todos os anos. O fenômeno atrai um grande numero de turistas de outras partes do país, interessados em presenciar uma cena tão rara para a maioria dos brasileiros. Urubici é reconhecida como palco dos esportes radicais - de vôo livre a canoagem, de rapel a mountain bike. Lages, a principal cidade da região, oferece uma serie de opções de hospedagens em hotéis fazendas. Outros municípios que se destacam na região são Curitibanos, Campos Novos e São Joaquim.

Lages:
O povoado de Nossa senhora dos Prazeres dos campos das lajes foi fundado em 1766 para ocupar a região e defender-la da cobiça dos espanhóis. Só a partir do de 1820 passou a integrar a capitania de santa Catarina - até então a terras da região pertenciam à capitania de São Paulo. O nome oficial do município tornou-se simplesmente Lages apenas em 1960.
Lages é conhecida como capital nacional do turismo rural. Nossa modalidade de turismo, fazendas de verdade hospedam os visitantes, que podem experimentar atividades típicas da vida no campo, como andar a cavalo, ordenhar vacas e pescar em açudes.

Curitibanos:
O povoado surgiu como ponto de descanso de tropeiros que cruzavam o Estado para transportar gado entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. Como muitos desses tropeiros vinham do Paraná, o local passou a ser conhecido como “Pouso dos Curitibanos”. Em 1969, Curitibanos foi desmembrado de Lages e torno-se um município.

Campos Novos:
Ao contrario do padrão verificado em Santa Catarina, Estado em que predominam as pequenas propriedades rurais, Campos Novos tem muitos latifúndios (Grandes extensões de terras pertencentes a um mesmo dono). Essas terras são, em geral, utilizadas para o plantio de soja, milho, feijão e trigo. Com isso, a cidade se tornou a maior produtora de grão do Estado, condição que lhe valeu o apelido de “Celeiro Catarinense”.

São Joaquim:
É conhecida como a cidade mais fria do Brasil, com temperatura media anual em torno de 13°C. Mesmo em janeiro, o mês mai quente do ano, a temperatura media não passa dos 17°C. O frio é propício para o cultivo de maçã, principal produto da agricultura local. Outra fonte de renda da cidade é o turismo, já que no inverno a cidade recebe turistas que vem do todas as partes do Brasil para aproveitar as paisagens que lembra a Europa e torcer pela ocorrência de neve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC