Descobrindo o norte de Santa Catarina, surpreenda-se, com seus atrativos.

Fotos/Divulgação

É nesta região altamente industrializada que fica Joinville, a maior cidade do estado, com mais de 515.250 mil habitantes. O Norte catarinense foi colonizado predominantemente por alemães. Um dos destaques em termos históricos é São Francisco do Sul, a mais antiga cidade catarinense, cuja vila foi reconhecida em 1660. Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Mafra são outros municípios importantes.

Joinville:
Em 1851, a barca colón trouxe ao Brasil os 191 imigrantes europeus (alemães na maior parte, mas também suíços e noruegueses) que deram inicia a colônia Dona Francisca.  A colônia recebeu esse nome porque, antes de serem compradas pela com Companhia Colonizadora Alemã, as terras pertenciam à princesa Francisca de Bragança, filha de Dom Pedro I. Dona Francisca as recebera de seu marido, o francês François Ferdinand Philippe d’Orléans, filho do rei da França, como parte do dote de casamento ocorrido em 1843. François carregava o titulo nobre de “príncipe de Joinville”, referencia a uma região da frança que viria a inspirar a denominação da cidade catarinense.
Ao longo do tempo da segunda metade do século XX, Joinville se consolidou como maior pólo industrial de santa Catarina e um dos mais importantes do país. Passou a receber migrantes de varias partes do Brasil, transformando-se em uma cidade com múltiplas influencias étnicas. Joinville se destaca também pelas atividades culturais, que incluem a realização anual do festival de danças, festival das flores, reconhecida pelo Guinness Book como o maior do mundo.
Jaraguá do Sul:
Na linguagem tupi-guarani, o nome “Iara-Guá” significa “Senhor do Vale” e é uma provável referência ao morro da Boa Vista (com 900 metros de altura, o morro é muito freqüentado por praticantes de vôo livre). Assim como sua vizinha Joinville, Jaraguá do Sul também foi colonizada por alemães e é uma cidade com perfil industrial.
São Bento do Sul:
A cidade tem mais de 200 empresas que fabricam móveis sua grande especialidade. Muitos dos primeiros colonizadores alemães e de outras nacionalidades européias estavam destinados a Joinville, mas, diante da falta de boas terras disponíveis - as melhores já estavam ocupadas-, procuraram alternativas nas proximidades. Essas famílias se instalaram as margens do riacho São Bento, que deu nome ao povoado.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC