Lago Titicaca, localizado em Puno no Perú, além de ser o mais alto do mundo, reúne incontáveis maravilhas naturais

foto/divulgação

Sítios arqueológicos, ilhas, áreas de turismo vivencial uma completa infraestrutura de hotéis e serviços são alguns dos atrativos.

O Perú é um país com uma sensacional diversidade natural e cultural. O Lago Titicaca localizado na região sul é uma dessas maravilhas naturais, que impressiona por sua beleza e características. O Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo e está rodeado de comunidades locais e paisagens que oferecem uma experiência única aos seus visitantes.

O Lago Titicaca tem cerca de 8.300 km² e situa-se a 3821 metros acima do nível do mar, no altiplano dos Andes, com uma profundidade média de más de 100 metros. Sua grandeza é notória: mais de 25 rios desaguam no Lago, que conta com 41 ilhas, algumas densamente povoadas.

Segundo a lenda andina, foi nas águas do Titicaca que nasceu a civilização inca. O "Deus Sol" instruiu seus filhos para procurarem um local ideal para seu povo. O lugar teria sido o berço dos incas, que dominaram a região entre os séculos XII e XVI, quando se deu a invasão espanhola.

Diversos sítios arqueológicos podem ser visitados ao longo do Titicaca, que tem como principais habitantes os povos Uros, descendentes dos incas. Eles vivem, em geral, da pesca e da agricultura às margens do lago.

Para chegar até a comunidade é necessário viajar em barco, 20 minutos, desde a baía de Puno até Uros. Os habitantes deste grupo vivem em “ilhas flutuantes” fabricadas artificialmente com totora – planta herbácea aquática comum em regiões de pântanos, cujo talo mede entre um e três metros –, e navegam nas tradicionais embarcações também feitas de totora.

Outra ilha de destaque é a Taquile, onde seus habitantes são conhecidos pelos produtos têxteis feitos a mão, considerados entre as manufaturas de melhor qualidade do Peru.

Amantaní conta com dois lindos sítios arqueológicos (1.000 a.C.), que dominam a ilha. Ali são realizados ritos ancestrais para a fecundação da terra. Já o arquipálago de Anapia (Wiñaymarca), composto de cinco ilhas, está dedicado à agricultura e à criação de vicunhas.

Nestas ilhas, os Aymaras (moradores locais, que falam o idioma Aymara) recebem os visitantes em suas próprias moradias, permitindo aos turistas participarem dos trabalhos comunitários e experimentarem a huatia, espécie de cozido ou sopa de favas e batatas com peixe-rei.

Na região também é possível fazer passeios de caiaque ou desfrutar dos serviços de luxo oferecidos por alguns hoteis à beira do lago.

Sobre Puno:

Puno localizada ao lado do Lago Titicaca, é uma excelente opção para o turista que visita o lago mais alto do mundo, é considerada a capaital folclórica do Perú. As pessoas que vivem nessa região conservam tradições ancestrais, assim como celebrações, já que Puno é sede da famosa Festa da Virgem da Candelária, padroeira da cidade e que representa a maior manifestação cultural, musical e de dança do Perú. No total, são mais de 300 tipos de danças. 

Os alrededores da cidade está repleta de cenários impactantes como as Chullpas de Sillustani, imponentes torres funerárias, e o povoado de Juli chamada “Pequena Roma de América”, destacada por sua igreja vicerreinal construída em 1675 e 1685. Também vale fazer uma parada em Puracá, famosa por suas cerámicas preincas e por “touros de Puracá”, que hoje os artesões elaboram com argila.

Curiosidade

A origem do nome Titicaca é desconhecida; o termo foi traduzido como "Pedra do Puma", combinando palavras do idioma local Quíchua e Aymara. Localmente, o lago é conhecido por diversos nomes.

PROMPERÚ

A Comissão de Promoção do Perú para a Exportação e o Turismo (PromPerú) é um órgão do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, cujo trabalho é desenvolver estratégias de posicionamento do turismo, promover as exportações e atrair investimentos externos ao país.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC