Marta & Silvia é a 1ª empresa de eventos do Brasil a ingressar na OMT
Empresa gramadense obteve a chancela da agência das Nações Unidas na
semana passada
A empresa Marta Rossi
& Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, de Gramado (RS), obteve uma
chancela inédita no mercado internacional: é a primeira empresa brasileira de
eventos certificada na Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações
Unidas composta por membros de 155 países. No Rio Grande do Sul, apenas a
Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves e a Associação Turística de
Caxias do Sul já são afiliadas. Na prática, a partir de agora a empresa – que
está completando 25 anos de fundação – estará integrada a uma ampla rede de
organizações não-governamentais comprometidas com o turismo sustentável e
socialmente responsável, e pode usufruir da expertise da OMT e dos demais
membros para orientar novas políticas e incrementar seu nível de
competitividade.
A confirmação ocorreu
durante a 95ª Sessão do Conselho Executivo daOMT,
realizada em Belgrado, na Sérvia, entre 27 e 29 de maio. Foram aprovadas as
candidaturas de 39 novos membros afiliados, sendo a Marta & Silvia e a
Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) as únicas do Brasil.
“É um marco para a empresa, porque consolida nossa real internacionalização,
tanto para os eventos próprios como os terceirizados que promovemos”, afirma a
diretora Marta Rossi, que fundou a empresa em 1988, ao lado da sócia Silvia
Zorzanello, falecida em 2010. Hoje, administra o escritório ao lado do filho de
Silvia, Eduardo Zorzanello, e do filho dela, Marcus Vinícius Rossi. Realiza
dois eventos próprios: o Festival do Turismo de Gramado (Festuris), que
completa 25 anos, e o Chocofest – Páscoa em Gramado, que teve sua 18ª edição
neste ano.
Este novo ingresso
contribui para reforçar a posição do Brasil no cenário turístico mundial.
Plenamente habilitado para exportar conhecimento e experiência turística, o
País é reconhecido como uma das grandes potências do mundo no setor e está às
vésperas de receber megaeventos como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas
(2016). “Com 20 vagas no Comitê dos Membros Afiliados da OMT, o Brasil poderá
participar mais diretamente na tomada de decisões em prol do turismo global”,
diz o diretor-executivo de Competitividade, Relações Externas e Parcerias da
organização, Márcio Favilla, que é brasileiro e ocupa o cargo desde 2010. Ele,
que já atuou como vice-ministro do Turismo, foi um dos intermediadores na
certificação da empresa gaúcha junto à OMT. Na próxima semana, Marcus Rossi e
Eduardo Zorzanello visitarão a sede da OMT, em Madri, na Espanha, onde serão
recebidos por Favilla e pela diretora do Programa de Membros Afiliados da
organização, Yolanda Perdomo, e conhecerão as políticas de atuação na agência
das Nações Unidas.
SUSTENTÁVEL
A OMT é responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável eacessível a todos. Estas são bandeiras que a empresa Marta & Silvia vem desenvolvendo no Festuris. “Sempre defendemos a segmentação da feira, e em 2013 ela terá como destaque o lançamento do Salão de Sustentabilidade, que é uma das principais tendências do setor e tem sido tema prioritário em debates realizados pelo mundo todo”, diz Marta.
A OMT é responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável eacessível a todos. Estas são bandeiras que a empresa Marta & Silvia vem desenvolvendo no Festuris. “Sempre defendemos a segmentação da feira, e em 2013 ela terá como destaque o lançamento do Salão de Sustentabilidade, que é uma das principais tendências do setor e tem sido tema prioritário em debates realizados pelo mundo todo”, diz Marta.
NÚMEROS
A
OMT divulga periodicamente os números que envolvem a indústria turística
mundial. Segundo a entidade, as receitas de turismo internacional em destinos
em todo o mundo cresceram 4% em 2012, para atingir um total de US$ 1,07 milhão.
Como categoria de exportação, a nível mundial, o turismo ocupa o quinto lugar,
depois de combustíveis, produtos químicos, produtos alimentícios e automóveis.
Em muitos países em desenvolvimento, é líder no ranking. Por região, as
Américas registraram o maior crescimento da receita, com 7%, seguidas pela Ásia
e do Pacífico (6%), África (5%) e Europa (2%). O Oriente Médio manteve -2%,
embora tenha havido uma melhora gradual em comparação com o declínio registrado
em 2011. “É encorajador que o crescimento das chegadas de turistas
internacionais foi acompanhado por um crescimento comparável de gastos, apesar
dos desafios econômicos”, diz o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.
Fotos
Cleiton Thiele/Serra Press
Os
diretores Marcus Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello comemoram a conquista
no 25º ano de fundação da empresa
Em
2013, Festival do Turismo de Gramado abordará o turismo sustentável, uma das
bandeiras da OMT
Comentários
Postar um comentário
Sua opinião é importante! Deixe seu comentário: