Programa de trabalho no exterior começa a selecionar universitários para a temporada 2013/2014

Não faltam opções de pacotes que também aliam estudo com experiência profissional e até voluntariado
Seja no calor da Flórida ou nas baixas temperaturas de New Hempshire. Seja de frente para o mar do Havaí ou em algum cassino do Colorado. Todos os brasileiros que já embarcaram rumo a um intercâmbio de trabalho concordam que esta é, sim, uma das oportunidades mais incríveis que viveram. Agências especializadas em levar universitários a trabalho aos Estados Unidos já recebem inscrições para a próxima temporada. E as opções também incluem trabalho voluntariado na África, vagas de babás para famílias americanas e trainee no Canadá. 
Com a melhoria de renda da população brasileira, intercâmbio de trabalho se tornou um dos mais procurados entre as agências. Segundo pesquisa de 2012, encomendada pela Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais, esses programas estão entre os que têm menor custo de investimento: R$ 6.235,00 em média.  Em relação aos destinos mais procurados para esta experiência, os Estados Unidos só ficam atrás do Canadá.
A Rede Travelmate, com nove unidades pelo Brasil, já está neste mercado há quase dez anos e tem como objetivo proporcionar os melhores empregadores, com acompanhamento contínuo. “Além do expertise na tramitação de vistos e contratação para o Work and Travel, como intitulamos nosso programa, mantemos contato direto com os participantes e com empresas parceiras que cuidam de todo o processo de adaptação e eventuais emergências”, ressalta Eduardo Heidemann, diretor de programas de intercâmbio da Travelmate.
Uma série de benefícios que fez com que Melina Buratto sentisse a segurança em embarcar em uma viagem internacional e encarar uma rotina de trabalho, porém com um aprendizado único. “Trabalhei como hostess (recepcionista) em um restaurante de um resort cinco estrelas na Califórnia. Conheci lugares incríveis como San Francisco e o Grand Canyon, além de pessoas que mantenho contato até hoje. Trabalhar com os americanos é super legal. No ambiente em que trabalhei não tinha tempo ruim”, lembra Melina.
Quanto aos ganhos à vida profissional, Melina destaca a mudança em sua visão de mundo e a conquista da fluência na língua inglesa.  “Consegui melhorar muito o meu inglês. Mas me esforcei bastante para que isso acontecesse. Não tinha vergonha de falar e de errar. Só falando com os outros é que se aprende”, diz Melina.
Confira outras opções de intercâmbios de trabalho: 

Work and Study: Indicada aos intercambistas que querem ir ao exterior estudar algum idioma, mas que não abrem mão de ter alguma renda. Apenas alguns países permitem que estudantes de línguas trabalhem, e cada um deles possui requisitos específicos. Na maioria dos países, estudantes não podem trabalhar ou apenas estudantes de cursos de graduação ou pós graduação têm permissão para exercer atividade remunerada. Os países que permitem que estudantes de idiomas trabalhem são: África do Sul, Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia. 

Au Pair USA: É um programa de trabalho remunerado, estudo e intercâmbio cultural nos Estados Unidos, exclusivo para jovens mulheres. As inscrições e colocações acontecem durante todo o ano e os embarques ocorrem duas vezes por mês. O programa tem duração de 12 meses. Após selecionada, a Au Pair será recebida por uma família norte-americana como um novo membro familiar. Assim, deverá participar das atividades esportivas e sociais da casa enquanto cuida das crianças. A Au Pair recebe uma remuneração semanal, além de acomodação e alimentação sem custos na casa da família e uma bolsa de estudos.

Além destes, há também, as opções de trabalho não remunerado, mais focado na experiência cultural ou corporativa que se ganha.

No Intercâmbio de Negócios, o participante fica 12 semanas no Canadá tendo aulas de business english, com foco no mundo corporativo. Ele também tem a vivência profissional em grandes empresas com um estágio não-remunerado. Fica uma semana em cada empresa, aprendendo as práticas de negócios em companhias como: BC Ferries, Chevron e IKEA. 

Já os programas de intercâmbio de trabalho voluntário são uma opção interessante para quem quer ter uma experiência no exterior, aprimorando um outro idioma e ajudando a fazer a diferença no mundo. É possível se inscrever num programa de trabalho voluntário da África do Sul ou optar ainda por um programa de intercâmbio que alie trabalho voluntário e estudo do idioma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC