Zoo Beto Carrero World é exemplo em Santa Catarina


Criado junto com o Parque, Zoológico reúne mais de mil animais entre aves, mamíferos e répteis

 Nascido junto com o Parque, o zoológico do Beto Carrero World foi uma das primeiras áreas criadas dentro do BCW, e hoje, é um dos locais  mais modernos e adaptados do lugar. O Zoo foi criado, principalmente, por causa da admiração que Beto Carrero tinha pelos animais. Na época, animais como tigres, ursos e leões ficavam em áreas de exposição, além de participarem dos shows. Atualmente não existe mais este tipo de apresentação.

Com o passar do tempo, e visando cada vez mais o bem-estar animal, o zoo passou por transformações: os recintos foram reformados e chegaram novas espécies. Hoje o Zoo Beto Carrero World conta com 118 mamíferos, 877 aves e 48 répteis. Todos eles vivem em áreas que simulam o habitat natural e contam com alimentação balanceada, além de terem uma equipe de profissionais especializados.

O médico veterinário José Daniel Fedullo explica que, além dele, o Zoo também conta com biólogos e tratadores que completam a equipe. "Nosso trabalho é focado principalmente na prevenção de doenças e na busca pela saúde completa dos animais. Todos os dias são preparadas cerca de 80 bandejas de alimentos, além de "check ups" e exames laboratoriais", comenta.

Uma das áreas de maior interatividade com os animais dentro do Zoo, é o Mundo Mágico das Aves. Os visitantes podem entrar no recinto, ao mesmo tempo em que as aves se alimentam, dormem ou voam. Conforme Daniel, esta área imita perfeitamente o ambiente natural em que os pássaros vivem. "Fora isso também temos o Serpentário, onde as pessoas podem observar as serpentes em seus terrários, além de conferirem as informações sobre esses animais nos murais".

O Zoológico cresce

O tratamento dos animais se reflete no comportamento de cada um deles. Um dos sinais de como estão sendo bem alimentados, saudáveis e em boas instalações, por exemplo, é a reprodução em cativeiro. O Gigrande, filhote de girafa do Parque, foi o primeiro a nascer em um zoológico catarinense. Fora isso, o Zoológico Beto Carrero World também já registrou nascimentos de chimpanzé, macaco prego, tamanduá-mirim, tamanduá-bandeira, lhama e várias espécies de aves.

Além dos animais que já nasceram e nascem no Zoo, de tempos em tempos, o Beto Carrero World adquire novas espécies, como a girafa Pequena, que chegou no Parque ainda filhote, as suricatas, e os leões brancos, trazidos de um criadouro da África do Sul. Geralmente, esses animais chegam ao Parque através de contato feito com outros zoológicos e criadouros, e já nasceram em cativeiro. Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, eles nunca são retirados da natureza.

O Jardim Secreto

A área mais nova dentro do Zoológico Beto Carrero World, é na verdade, bastante antiga. O Jardim Secreto foi um reduto idealizado por Beto Carrero, onde ele ia para descansar e admirar os animais. O acesso a esse conjunto de recintos é feito através de uma ponte de madeira, percorrendo uma trilha através da mata.

Antes de ser aberto ao público, o Jardim Secreto foi reformulado e hoje abriga dois exemplares de chipanzés, um tigre branco e quatro leões brancos - três leoas e um leão. Eles, inclusive, chamam muito a atenção pela curiosidade dos visitantes. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, eles não são albinos, mas sim leucisticos.

"Acredita-se, inclusive, que a sobrevivência desses animais na natureza foi comprometida devido a coloração clara que os impede de se misturarem à vegetação, chamando assim a atenção dos predadores", explica a bióloga Kátia. Em cativeiro, sobrevivem em média 25 anos e a gestação é de 100 dias, sendo que cada fêmea pode gerar até quatro filhotes por vez.
Animais do Zoo seguem uma dieta balanceada, com refeições preparadas diariamente. 


Recinto dos leões brancos fica dentro do Jardim Secreto
Entre os animais que já procriaram no Parque estão as girafas, lhamas, tamanduá-mirim e diversas espécies de aves.
Crédito: Paulo Ribeiro Filho

Informações Beto Carrero World:
(47) 3261-2222
Informações para imprensa:
Comunicação e Imprensa Beto Carrero World



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC