Marajó integra associação de ilhas turísticas do Brasil


O Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, acaba de entrar para a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas. A adesão foi formalizada pelo prefeito de Soure, João Luiz Melo, neste final de semana, ao assinar um termo de compromisso com o prefeito de Paranaguá, Edison Oliveira Kersten, idealizador do projeto de criação da nova entidade representativa desse setor turístico. Edison e comitiva técnica fez uma visita de cortesia ao presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, na manhã desta segunda-feira, dia 24.

O Pará tem muitas ilhas, a exemplo do Marajó que é um dos maiores arquipélagos do mundo”. Ressaltou o prefeito Edison, ao justificar o convite para que o Pará faça parte da entidade. Segundo ele, a organização dos municípios insulares e ilhas turísticas em uma entidade representativa, com recursos próprios inclusive, visa atender o conceito de sustentabilidade no turismo e surge para que essas ilhas possam produzir de maneira mais eficaz” Explicou o prefeito de Paranaguá, cidade mais antiga do Paraná, onde vivem mais de 130 mil pessoas.

O município, entre os seus atrativos turísticos mais fortes, tem a Ilha do Mel, administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), através de um programa de manejo. No local, onde não é permitida a tração animal ou a motor, dos 2.700 ha, apenas em 200 há permissão de uso, o restante é reserva ecológica e ainda existem recantos onde não é permitida a presença de visitantes. Os principais atrativos são a Fortaleza, ao norte, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul as Encantadas.

O presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, Rafael Guttierres Júnior, agradeceu o convite e ratificou a importância de ter o Pará entre os membros da Associação de Ilhas Turísticas. Chegou o momento das ilhas serem reconhecidas como merecem”, afirmou o gestor que propõe uma entidade com uma nova visão de trabalho.

Durante o encontro o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, falou que, além do Marajó, o Pará tem outras ilhas, como a de Mayandeu, que tem como principal atrativo a vila de Algodoal, com belas dunas e praias de água doce, dunas de areia branca e a prática de turismo de natureza. Apresentou também o relatório executivo do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), lançado pelo Governo do Pará e que aponta o turismo de natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios como prioridade para o estado, que busca a liderança em turismo na Amazônia a partir desses segmentos.

Marcelo falou da prioridade de mercados internacionais para a promoção do turismo do Pará, a exemplo de Portugal, onde acaba de participar da BTL – Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa, visando atrair fluxo turístico da Europa. Aproveitou para convidar o prefeito e equipe para participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), evento que a Paratur realiza entre os dias 20 e 23 de maio, na Estação das Docas, em Belém.

“Pode ser uma oportunidade para reforçar aos países e estados que participam da Fita a importância do projeto”, afirmou Marcelo sobre a criação da nova entidade turística, ao reforçar que só Ananindeua, que integra a Região Metropolitana de Belém, possui 14 ilhas.

Também integram a comitiva de Paranaguá, em visita ao Pará, a professora doutora e consultora do Paraná, Marlene Novaes, que na última sexta feira ministrou em Belém, à convite da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) palestra no encontro “Formatação do Projeto de Apoio à Rede de Operadores de Receptivo e Fortalecimento do Segmento Turismo Religioso”.

Adolfo Maia Junior, secretário de Turismo de Soure, a diretora Dayane Pires e o consultor Aldo Novaes também participaram da visita.

Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Fotos:  GEC Paratur


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC