Porto turístico para transatlânticos em Balneário Camboriú-SC.

foto divulgação
A Capitania dos Portos de Itajaí recebeu oficialmente o projeto do porto turístico para transatlânticos em Balneário Camboriú, junto com um pedido de autorização para batimetria e estudos sísmicos, que revelarão o que há embaixo da camada de areia.

O projeto inclui a amplição do Molhe da Barra Sul e dragagem para permitir a atracação de até dois navios de cruzeiro ao mesmo tempo. O autor do projeto é André Guimarães Rodrigues, bacharel em Ciências Náuticas e prático em Itajaí.

A proposta poderia abrir espaço para Balneário receber mais de cem navios que hoje passam pela costa em direção ao Mercosul, e não param em Santa Catarina. Teria capacidade inclusive para o maior transatlântico do mundo em atividade, o Allure of the Seas.

Entre os documentos entregues por Rodrigues à Marinha estão os cálculos preliminares, com estimativas do volume de dragagens necessárias. Para que saia do papel, o projeto precisa primeiro dos estudos solicitados, que indicarão a viabilidade do píer.

A expectativa é que , se autorizados os estudos, o levantamento da área leve cerca de 40 dias. A prefeitura de B. Camboriú ainda não recebeu oficialmente o projeto, mas, o prefeito Edson Piriquito (PMDB) garante que há interesse municipal.

No momento, o município aguarda o andamento da proposta de um atracadouro mais simples, para tênderes _ pequenas embarcações para trazer ao molhe os turistas dos navios, que nesse caso ficariam fundeados em alto mar, como ocorre em Porto Belo.

Esse projeto é capitaneado pela empresa Bontur, que tem como um dos sócios o empresário Julio Tedesco, e pode integrar a nova marina que será feita na lateral do molhe.


O município já emitiu os alvarás para autorizar a obra. A negociação com as operadoras de cruzeiros, porém, será feita pelas empresas privadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Roteiro da Viagem, - Destino Gramado, entre a Serra Catarinense e a Gaúcha.

Praias de nudismo em Santa Catarina

Furnas guardam histórias e mistérios e são locais de devoção no Sul de SC