Empresas aéreas brasileiras encolhem às vésperas da Copa do Mundo
Com diminuição da oferta de voos e aumento no preço das passagens,viagens corporativas de curta distância passam a ser feitas de carro. No momento em que o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas, as principais companhias aéreas do país se retraem. Com a recente alta do dólar e a oscilação no valor do combustível, as empresas têm buscado cortar gastos por meio da redução do quadro de funcionários e da frequência de voos. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), o mês de agosto apresentou uma queda na oferta e na demanda, de 5,73% e 11,13%, respectivamente, em relação a julho deste ano. As empresas que enviam seus executivos a viagens foram as mais afetadas com a situação. Segundo os Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas (IEVC), em 2012 elas movimentaram R$ 32,3 bilhões, com uma participação de 70% nos gastos do setor de viagens. Já este ano, ao se depararem com o aumento de 10% no preço das passagens, buscaram outros meios para