Postagens

Mostrando postagens de Outubro 20, 2013

O blog que colabora e está aberto ao turismo, de forma integral!

Imagem
Preparem-se o Blog começa a sair de casa para recorrer lugares... Estão previsto algumas viagens, que será realizada pela jornalista Mariza Ortiz Carvalho. Com o intuito de fazer constantemente "TROCA CULTURAL” e promover o turismo receptivo, como o turismo de qualidade emissivo, - O blog levará informações daqui do estado de Santa Catarina e trará informações dos lugares visitados.
Contribuindo com relatos, vivencias e experiências... Assim como dicas dos roteiros, fará registro fotográfico dos lugares, das pessoas e de sua cultura. O Blog informa e colabora com mídia em geral, também agentes de viagens, operadores, serviços e profissionais do turismo. Vamos lá... Promover e divulgar atrativos turísticos: Esse é o meu negocio! Mariza Ortiz Carvalho- Jornalista - Mtb 3547/SC

Porto Alegre realizou a 1ª conferencia do turismo criativo

Especialistas internacionais e brasileiros em Turismo Criativo, Economia Criativa e Cidades Criativas foram palestrantes e debatedores na 1ª Conferência Brasileira de Turismo Criativo que ocorreu em Porto Alegre na terça-feira (22) e quarta-feira (23). O evento reuniu, no Theatro São Pedro, cerca de 600 participantes inscritos de vários Estados brasileiros, entre gestores e profissionais de organizações turísticas públicas e privadas, professores e estudantes universitários, jornalistas especializados, entre outros públicos interessados no tema que será abordado em palestras, painéis e mesas redondas. O evento, que contou com a presença da secretária do Turismo, Abgail Pereira, representando o governador Tarso Genro, será aberto às 14 horas pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, com a presença de autoridades estaduais, secretários e dirigentes de Turismo de capitais e destinos indutores do Turismo no país, dirigentes de entidades do setor, entre outros convidados.

Continua crescendo o numero de turistas internacionais em todo o mundo

O número de turistas internacionais em todo o mundo continua em alta, tendo a maior procura dos viajantes pelo continente europeu, mostra o Barómetro Mundial do Turismo da Organização Mundial do Turismo (OMT). De acordo com o documento, a Europa foi a região que mais se beneficiou com o crescimento do setor nos primeiros oito meses deste ano. Os dados da OMT atestam mais de 20 milhões de chegadas de turistas na região no período, em relação ao ano anterior. Entre as regiões europeias que mais cresceram estão a central e leste, com expansão de 7%, e as regiões do sul e mediterrâneo com crescimento de 6%. Entre o mês de janeiro e agosto deste ano, diz o relatório da OMT, o número de turistas internacionais em todo o mundo foi 5% maior, correspondendo a 747 milhões, 38 milhões a mais do que no mesmo período em 2012. Fonte: Diário do Turismo

Criado um novo espaço turístico, voltado às artes, no "Caminhos de Pedra" Bento Gonçalves/RS

Imagem
Bento Gonçalves possui 20 esculturas de grande porte, criadas por artistas de diversos países em duas edições do Simpósio Internacional de Escultores e, agora, criará um parque para expor todas elas no roteiro turístico que já leva o nome da matéria prima das obras: a pedra
         Foram concluídas nesse domingo (20), em Bento Gonçalves (RS), as esculturas em pedra basalto realizadas por dez renomados escultores internacionais. As obras, com valores incalculáveis, foram esculpidas durante 17 dias, num ateliê a céu aberto, no II Simpósio Internacional de Escultores, promovido pelo Instituto Tarcísio Michelon e financiado pela Lei de Incentivo Cultural da secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Com a finalização dessa segunda edição do evento, serão agora 20 obras que ficarão expostas num Museu Livre no município, localizado na Serra Gaúcha, onde outros dois roteiros turísticos recebem cerca de um milhão de visitantes ao longo do ano, Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos.

Roteiro "Caminho de Pedras" Bento Gonçalves/RS

Imagem
Idealizado pelo Eng. Tarcísio Vasco Michelon e pelo Arq. Júlio Posenato o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.

O Roteiro passou a ser concebido quando da realização de um levantamento do acervo arquitetônico de todo o interior do município de Bento Gonçalves, ocorrido no ano de 1987. Constatou-se então que a Linha Palmeiro e parte da Linha Pedro Salgado, área abrangida basicamente pelo Distrito de São Pedro, composto por 7 comunidades, (São Pedro, São Miguel, Barracão, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antonio e Santo Antoninho) possuía o maior acervo de casas antigas, conservava sua cultura e história, tinha acesso fácil e, consequentemente, um grande potencial turístico, apesar da decadência e abandono por que vinha passando desde a década de 1970 com a mudança de traçado da rodovia que ligava Porto Alegre ao norte do estado.

Bento Gonçalves é um município da Mesorregião do No…

Balneário Camboriú será sede do VII Fórum da Abrajet-SC

Imagem
A Capital Catarinense do Turismo será sede do VII Fórum de Turismo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), no período de 24 a 217 de outubro de 2013. Na ocasião será realizada também a reunião do Conselho Nacional da Abrajet. Jornalistas especializados em turismo de todo o Brasil estarão presentes ao evento.

“Compreendemos a força e importância da comunicação especializada no setor turístico e estamos muito satisfeitos que este evento aconteça em nossa cidade”, ressaltou o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider.

Conforme o presidente da Abrajet, Alberto Gonçalves de Souza, o evento visa reunir os profissionais de comunicação que atuam no segmento turístico para trocar experiências e novidades no setor. “O setor turístico é um dos que mais cresceu nos últimos tempos e a comunicação precisa acompanhar e estar atenta a este crescimento para poder assim repassar a informação da melhor forma possível a seu público alvo”, salientou.
DA PROGRAMAÇÃO: D…

Escrever...o que escrever sobre Turismo

Imagem
O que escrever sobre turismo, se não de viver experiências... Se não de participar... desde onde está acontecendo para constatar!

Quem reconhece dessa forma compreende que para escrever é necessário incentivo, é preciso credibilidade e reconhecimento. Ao entrar par o jornalismo especializado do turismo... Tenho deparando grandes falhas e faltas na comunicação, uma vez que é preciso trata-la de forma diferenciada de outros meios, por se tratar de especialização específica de área turística.

Tenho tido certa dificuldade, muita gente sente o mesmo, estará faltando melhor interpretação para bom entendedor do papel do jornalista de turismo. Um fato que dificulta o progresso e o andamento das reportagens, pois na linguagem e na gestão compreender  pessoas para convencê-lo a sair dos métodos convencionais e arcaicos da publicidade e, investir em algo inovador e diferentemente atrevido. As redes sociais não mentem sobre a velocidade da informação.

Acho que o jornalismo especializado está preci…

A importância do profissional jornalista especializado

Imagem
O peso e a medida certa de um profissional de turismo, nesse caso do jornalista especializando na área de turismo, - Costumo afirmar que para conhecer e identificar o profissional não pela soma de títulos e sim pelo domínio e conhecimento específico da profissão, - A participação e o direcionamento profissional sem perder o foco cultivando boa dose de criatividade e coletividade, faz toda a diferença. Da Integração para socialização, rompendo paradigmas. Do velho ao moderno, de mergulho ao desconhecido mundo da web.
Onde nossa conduta imaginaria “um jornalismo turístico” que tem como proposta, usar e abusar do fenômeno do século mundial e virtual da web e das redes sociais. O jornalismo hoje não está em decadência... Bem ao contrário... O jornalismo hoje precisa evoluir. O acesso à informação multiplicou-se pelo mundo e não ficou em um único idioma. Com ferramentas de tradução de línguas... A linguagem escrita transcendem fronteiras. “Dizem que cada macaco em seu galho, eu defendo que,…

Festival de Turismo de Gramado altera sua mobilidade interna para 2013

Imagem
Veja aqui mapa de mobilidade do Serra Park Com um aumento de cerca de 15% na área comercializada, o crescimento do Festival do Turismo de Gramado tornou necessárias algumas mudanças para facilitar o fluxo dos visitantes em 2013. A feira, que de 17 mil passou para 20 mil metros quadrados, terá uma nova logística, proporcionando assim que todos os expositores sejam vistos e visitados pelos agentes e operadores de viagem. A organização do evento criou uma dinâmica para aperfeiçoar a circulação dos 14 mil visitantes que são aguardados nos dois dias de feira. A partir desta edição, o acesso e a saída dos pavilhões do Serra Park serão feitos em pontos distintos, o que não ocorria até então. Com a segmentação ainda mais fortalecida, o caminho de saída da feira envolve a passagem por três salões específicos, para que os participantes não percam absolutamente nada da feira. Além disso, uma retrospectiva com imagens e informações estarão no pórtico de saída, apresentando os 25 anos de história do…

Chile recebe 60 operadoras de turismo internacionais para apresentar os atrativos do país

Imagem
Promovida por LAN Airlines, Sernatur e Turismo Chile, a segunda edição do  Discover Chile será realizada até 25 de outubro

LAN Airlines, Servicio Nacional de Turismo Chile (Sernatur) e Turismo Chile deram início à segunda edição do Discover Chile, cujo objetivo é mostrar a 60 operadoras de turismo internacionais os diferenciais oferecidos pelo Chile aos turistas de fora do país.

A partir de hoje (17) até 25 de outubro, os participantes irão assistir a treinamentos e percorrer roteiros turísticos em Santiago e na região de Araucanía, Los Ríos, Magalhães e Valparaíso. Na edição do ano passado, um número similar de operadoras percorreu o país andino e o projeto foi realizado com sucesso.

“Estamos felizes de poder participar, pelo segundo ano consecutivo, deste importante projeto, que busca promover o Chile na América Latina e no mundo. Nós da LAN queremos continuar incentivando a viagem aérea como um meio de transporte acessível e que faz parte do cotidiano das pessoas, além de apoiar o…