Postagens

Mostrando postagens de Julho 19, 2015

Embratur reforça potencial turístico do Festival de Dança de Joinville - SC.

Imagem
Considerado o maior do mundo, evento reúne cinco mil bailarinos e atrai mais de 20 mil turistas todos os anos

Ao reafirmar a importância do Festival de Dança de Joinville (Santa Catarina) para o turismo no Brasil, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, lembrou que opções culturais, esportivas, parques naturais e temáticos são hoje, além de produtos já consolidados no mercado nacional, opções que devem ser incentivadas para também se tornarem atrativas para o turista internacional.
Lummertz foi enfático ao falar nesta sexta-feira (24) para jornalistas de países da América do Sul que estão em Joinville para conhecer o 33º Festival de Dança da cidade, considerado o maior do mundo: "O turista internacional, que já conhece o sol e o carnaval brasileiro, está cada vez mais exigente e o Brasil atende os gostos de públicos com diferentes perfis, daí a necessidade de apoiarmos iniciativas culturais como esta".
A jornalista uruguaia Natalia Gol…

Abertura da 43ª ABAV Expo será realizada no Auditório Elis Regina

Imagem
O Auditório Elis Regina (Anhembi) recebe no dia 24 de setembro a solenidade de abertura da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. Diferentemente do ano passado, quando ocorreu na noite da véspera, o evento será realizado pela manhã, das 09h30 às 11h30, no primeiro dia da feira, que também como novidade desta 43ª edição, funcionará nos três dias das 12h às 20h. A mudança garantirá mais comodidade no deslocamento dos convidados entre o espaço e o centro de exposições.

Consolidado como um dos melhores e mais completos espaços para eventos na cidade de São Paulo, o Auditório Elis Regina conta com uma ampla infraestrutura com 7.831 m² e capacidade para 800 pessoas.

A 43ª ABAV Expo acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro (quinta-feira a sábado) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com a participação de expositores nacionais e internacionais e grande variedade de palestras, painéis e debates no Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber. Simultaneamente, também será reali…

XXVIII Simpósio Nacional de História oferece curso sobre aulas-passeios à Museu

Entre 27 e 31 de julho, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) , conjuntamente com a diretoria da ANPUH, realizam o XXVIII Simpósio Nacional de História.
O evento, que ocorre a cada dois anos, constitui-se na principal reunião da área e sua diversificada programação atrai professores de todos os níveis de ensino, pesquisadores em diferentes estágios da carreira, profissionais e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação.
O evento inclui oficinas, minicursos e simpósios temáticos, entre eles o "História e Educação além da sala de aula: organização de aulas-passeios em Museus e Centros Culturais".
A oficina consiste na elaboração de roteiros de aula-passeios a partir dos conceitos de Espaço-Formal, Espaço-Não-Formal e Aula-passeio e de outras possibilidades de construção do conhecimento em outros espaços fora do ambiente formal escolar.
Onde: Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Reitor João Da…

Paraíso tomado por artigos de bom gosto e qualidade surpreende em Ciudad del Este

Imagem
Dá para acreditar que bem no meio daquele território invadido por camelôs, em Ciudad del Este, exista uma loja com nível de sofisticação só encontrado no Primeiro Mundo? E lá são encontrados artigos originais das marcas mais famosas do planeta? Este milagre existe, sim!

Quando viajo não faço compras. Detesto fazer isto até mesmo na minha cidade. Então, para mim, um local como o denominado microcentro de Ciudad del Este é o fim da picada. Como é que alguém aguenta circular por aquelas ruas tomadas por camelôs? O assédio dos vendedores passa dos limites. Poucos minutos naquele ambiente já me deixam estressado. E a fama de tudo ali ser falsificado, ou de qualidade inferior? E um monte de gente comprando, comprando…
Não vai aqui qualquer preconceito com o Paraguai, aquela cidade, seu povo. Pelo contrário! Descobri recentemente que Ciudad del Leste e Paraguai são muito mais do que aquele mercado persa desorganizado. Sinto o mesmo em locais Brasil afora: é péssimo ver o Centro histórico de…

É o que defendo, temos vários países em um só continente, unidos pelo espanhol.

Imagem
Há tanto a se trabalhar pela América do Sul e Central. As múltiplas culturas e as identidades compostas e detalhadas que remontam diferentes legados desenhando um gigantesco mosaico de cores de nossa América Latina e Central, - Quantos formas de preparar o pão tem estes povos? Porque não, explorar territórios desconhecidos vocacionar adentrando os mistérios latinos que estão cercados de música, arte, cultura recheados de tradições e religiosidades. Os mistérios que cercam o imaginário intelectual e poético de cada um dos povos latinos. Sociologicamente e antropologicamente pensando.
Vejo na oportunidade, - Geração e integração de divisas.  Fomento na economia sustentável aplicada no turismo de responsabilidade.  Quando os mundos se aproximam abrem portas e desmistificam o que há após as fronteiras para o nosso conhecimento, - através da educação, da cultural, da arte, da música e da informação. Abrem-se portas para um mundo, nos aproxima das pessoas de um universo social, cultural e…

Embratur e Codesul,- definindo estratégias para a região Sul.

Imagem
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Grupo de Trabalho de Turismo do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), reuniram-se em Florianópolis (SC) com o intuito de elaborar uma estratégia de promoção para região Sul na América Latina.

Durante o encontro, foram colocadas em pauta questões relacionadas à situação turística da região e à comercialização no Mercosul, ficando claro que a promoção no bloco é estratégica por conta da proximidade geográfica, mas que é preciso, também, extrapolar o Cone Sul e reativar a agenda da América Latina. 

"Precisamos de vitórias simbólicas no turismo, mas não podemos ficar dependentes só do recurso público para isso, temos que contar também com a participação do privado. A Embratur quer ter o papel não só de promover o País, mas também de captar investimentos. Somos obrigados a parar para pensar em parcerias público-privadas (PPPs) e concessões, e é urgente que façamos isso", disse o presidente da Embratur, Vinicius Lumm…

Búzios e Cabo Frio recebem nova sinalização turística

Imagem
As cidades de Armação de Búzios e Cabo Frio foram contempladas com a instalação de placas de sinalização turística pela Secretaria Estadual de Turismo (Turisrio). Os municípios, pertencentes à região da Costa do Sol, são dois dos mais procurados por turistas nos finais de semana e feriados. Em Búzios os equipamentos foram instalados na RJ-106, distribuídas em diferentes trechos da entrada da cidade. Já em Cabo Frio, as placas estão no Bairro da Passagem, no Forte São Mateus e na Ponte Nova.
"A região tem vocação para o turismo. Lá está parte das mais belas praias do Estado do Rio e um dos climas mais agradáveis aos que procuram um bom banho de mar. As seis placas, instaladas nas entradas das cidades, fazem referência ao que cada uma tem de mais expressivo em sua oferta turística", explica o secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Nilo Sergio Felix.

Nesta primeira etapa a Secretaria Estadual de Turismo/TurisRio, em parceria com o DER, vai afixar 46 placas de sinaliza…

43ª ABAV Expo já tem mais de mil agentes inscritos

Imagem
Uma semana após abrir o credenciamento para profissionais do setor, a ABAV - Expo Internacional de Turismo já contabiliza mais de mil inscritos. Agentes de viagens não associados podem inscrever-se, gratuitamente, até o próximo dia 31 de julho. Na feira, o ingresso terá um custo de R$ 60.
"A três meses do início da feira, os dados preliminares sinalizam que conseguiremos bater os números da visitação da edição passada, quando recebemos oito mil agentes de viagens", comemora o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo. "É uma resposta que reflete a importância do evento como a grande referência do setor no Brasil", completa. 

Este ano em sua 43ª edição, e mais uma vez contando com a parceria da Braztoa na realização do seu 44º Encontro Comercial, a ABAV – Expo Internacional de Turismo acontece de 24 a 26 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

ICCABAV e AVIESP renovam parceria para seis cursos no interior

O Instituto de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ICCABAV) e a AVIESP (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo) renovaram a parceria que garante a realização de cursos com foco na capacitação de agentes de viagens do interior paulista. Na agenda de 2015, já estão confirmadas capacitações em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto (dois cursos) nas áreas de assessoria jurídica, geografia turística e gestão empresarial.
"Este é o segundo ano consecutivo em que o ICCABAV promove os cursos com a AVIESP. Como resultado, alcançamos o trade de turismo do interior paulista oferecendo treinamentos que contribuem para que a atuação dos profissionais seja mais assertiva e direcionada em seus respectivos mercados", afirma a vice-presidente de Capacitação e Certificação da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros.
Para o presidente da AVIESP, Marcelo Matera, a parceria firmad…