Postagens

Turismo ferroviário é tema de palestra durante Salão Paranaense de Turismo

Adonai Arruda Filho, vice-presidente da ABOTTC, fala do crescimento de 9,5% no turismo ferroviário As estradas de ferro brasileiras conduziram os trens turísticos a um crescimento de 9,5% durante o ano de 2011, transportando um total de 2,5 milhões de viajantes entre os 32 trens turísticos em operação hoje no Brasil. Estes foram alguns dos dados apresentados pelo vice-presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, ABOTTC, Adonai Arruda Filho, durante a palestra “Trens turísticos no Brasil” sobre o tema que aconteceu no 18º Salão Paranaense de Turismo.
Imagem
O 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros – ENCATHO, que acontecerá em abril no CentroSul em Florianópolis, contará mais uma vez com a eficiência da equipe do IBADE para os serviços de Assessoria de Imprensa, sob a coordenação da profissional Vânia Monteiro. O IBADE tem sido parceiro da ABIH-SC nos últimos anos, fazendo a ponte entre a organização do evento e a mídia nacional e internacional, garantindo ampla divulgação do evento e a presença de jornalistas do país e do Mercosul.

ABIH/SC promove 26º Encatho - “A Hotelaria na era da informação”

A  diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina/ABIH-SC  tem se reunido para tratar como pauta prioritária a realização e organização da  26ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros - 26º Encatho. O evento acontece  de 25 a 27 de abril próximo, no CentroSul, em Florianópolis.

20ª Festa do Milho Verde foi lançada com sucesso

Imagem
Afinal “se o campo não planta, a cidade não janta” Foi com estas palavras que o presidente da FETAESC, José Valter Dresh definiu, durante o jantar de lançamento, nesta terça-feira, a importância do evento para o município e para todo o Estado. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais apresentou uma prévia, no Plaza Caldas da Imperatriz, do que será a 20ª edição da Festa do Milho Verde. A confraternização reuniu empresários, imprensa, associados, autoridades municipais e estaduais. A festa será realizada entre os dias 9 e 11 de março, no parque de Exposições Prefeito Orlando Becker, porém, a partir deste jantar de lançamento, a culinária de Santo Amaro da Imperatriz, especificamente a que tem como base o milho verde, estará em destaque nos próximos dias. As mais diversificadas receitas serão criadas pelas trabalhadoras rurais do município, apresentadas e apreciadas pelos visitantes desta grande festa gastronômica.
Imagem
Lançada a campanha Eu apoio o Fórum Para divulgar o  II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica e mobilizar ainda mais participantes, a Secretaria Executiva lança nesta quarta-feira (29) a campanha  "Eu apoio o Fórum" . Por meio das mídias sociais – como Twitter, Facebook e Youtube -, a ideia é permitir que tanto as instituições quanto as pessoas, com baixo custo e praticidade, possam difundir a realização do II Fórum Mundial de EPT. Para potencializar ainda mais a campanha, três concursos culturais premiarão os participantes.

RS, SC, PR e MS se unem na promoção de ações conjuntas

Imagem
Objetivo é atrair países do Mercosul e mercados regionais do Brasil O objetivo da logomarca é reforçar a promoção regional nos países do Mercosul e mercados nacionais prioritários Brasília (DF) - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul vão adotar, ainda em 2012, uma logomarca promocional que identifica roteiros e circuitos turísticos integrados entre os quatro estados. A estratégia é resultado do trabalho da Comissão Permanente Turismo Brasil Sul (CTBS), vinculada ao Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), criada para alinhar as ações de divulgação dos atrativos do bloco turístico. O objetivo da marca ‘Turismo Brasil Sul’ é reforçar a promoção conjunta nos países do Mercosul e mercados nacionais prioritários. Segundo a secretária estadual de Turismo do Rio Grande do Sul e coordenadora da CTBS, Abgail Pereira, a identidade sulista (com três estados da região Sul e um do Centro Oeste - Mato Grosso do Sul) fortalece e promove a unidade do bloco:

Florianópolis - A mística Costa da Lagoa

Imagem
A Costa da Lagoa é um dos recantos mais lindos da Ilha, entre a Lagoa da Conceição e a Mata Atlântica. É uma típica colônia de pescadores. Sua origem está ligada á ocupação da própria Lagoa da Conceição. Cabe destacar que, nos séculos XVIII e XIX, a Costa da Lagoa alcançou prestigio pelo forte intercâmbio de mercadorias que ali eram produzidas e levadas para a Lagoa e outros núcleos. A grande quantidade de cultivo e os muitos engenhos que ali existiram podem ser avaliados atualmente, através da permanência de alguns engenhos típicos, casarões e sobrados que ainda existe ao longo do secular caminho de pedras que liga as duas comunidades. Existem ainda núcleos de pescadores e rendeiras, que desenvolvem atividades artesanais, conservando a tradição das gerações passadas. Um decreto municipal tombou o caminho da Costa da Lagoa como patrimônio histórico e cultural. Hoje o transporte para a Costa é feito por barcos. O embarque acontece junto a Ponte da Lagoa da Conceição, a travessia du

A Hotelaria na era da informação

É com este tema que a ABIH-SC pretende atrair a atenção do setor para a importância da atualização profissional A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) realiza, de 25 a 27 de abril próximo, no CentroSul, em Florianópolis, a 26ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros (26º Encatho) e a 24ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (24ª Exprotel). O tema central do encontro este ano será "A Hotelaria na era da informação". Fazem parte deste grande evento: 26ª Reunião de Hoteleiros; 10º Seminário de Turismo e Hotelaria; 6º Ciclo de Oficinas de Atualização; 4º Simpósio de Governança Hoteleira; 3ª Rodada de Negócios; 3ª Mostra Espaço Conceito; 2º Fórum de Gestores de A&B – Alimentos & Bebidas e 2º Fórum de Gestores Comerciais. Conheça um pouco sobre cada evento:

D/Araújo em campanha para a SANTUR, lança Santa Catarina como principal destino de turismo ativo do país

Imagem
Com o slogan “Você ainda não descobriu tudo”, a nova campanha criada pela D/Araújo Comunicação para a SANTUR – Santa Catarina Turismo S.A. – traz comercial e anúncios que serão veiculados até o final do verão, chamando os turistas para descobrirem o melhor destino turístico do Brasil.

Jeanine Pires lança PORTAL sobre Turismo, Negócios e Megaeventos

A ex-presidente da Embratur, Jeanine Pires, lança nesta terça-feira, dia 28, seu novo portal. A executiva, com 15 anos de experiência em turismo e eventos é agora presidente do Conselho de Turismo de Negócios da Fecomércio de São Paulo e também tem a própria empresa de marketing turístico. Especialista em Economia do Turismo, Jeanine lança uma plataforma inovadora onde o público terá acesso a vídeos, cases, palestras e apresentações.

Viagem de negócios gera 58% da receita de turismo no País

Imagem
Foto: Shutterstock/Especial para Terra Segundo o IEVC, as viagens corporativas representaram 58% das receitas do turismo, que incluem transporte aéreo, locação de automóveis e hotéis Bom momento da economia brasileira, mais pessoas na classe C, aumento da renda   per capita   e proximidade com grandes eventos esportivos ajudam a explicar o motivo de o segmento de turismo estar aquecido. Mas, dentro desse setor, há um nicho que se destaca: o de viagens corporativas. Segundo dados dos Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas (IEVC), levantamento feito pela Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas (Abgev), em 2011 as viagens corporativas representaram 58% das receitas do turismo, que incluem transporte aéreo, locação de automóveis e hotéis.